Topo

IBM torna pública tecnologia de combate ao câncer

iStock
Imagem: iStock

Do TAB

Em São Paulo

24/07/2019 19h33

A IBM compartilhou gratuitamente projetos de inteligência artificial voltados ao combate contra o câncer para a comunidade open-source. Na prática, isso significa que qualquer profissional poderá utilizar e colaborar com a tecnologia da empresa.

Relacionado a 9,6 milhões de óbitos, o câncer é a segunda principal causa de mortes no mundo. Estima-se que, todos os anos, surgem 18,1 milhões de novos casos da doença. Para pesquisadores da IBM, a inteligência artificial pode ser uma das principais formas de acelerar o entendimento das doenças e promover terapia.

Por isso, eles criaram o grupo de pesquisa de Sistemas Computacionais e Biologia da IBM, em Zurique (Suíça). A ideia, segundo eles, é usar a tecnologia para compreender melhor como tumores se formam e, com isso, desenvolver novos tratamentos.

O primeiro dos projetos, batizado de PaccMann, é um sistema para baratear o custo de remédios contra o câncer. Para isso, o sistema tenta prever automaticamente quais são os componentes que podem ser mais efetivos em eliminar a doença.

De acordo com a IBM, em testes anteriores o sistema não só previu com mais eficiência as células mais eficientes no combate ao câncer, como também ajudou os cientistas a entender melhor quais genes e em que proporção a estrutura de suas moléculas agiam no combate à doença.

Outra tecnologia é a INtERAcT, que analisa diversas publicações científicas automaticamente. No caso, a ferramenta avalia apenas estudos relacionados a interação entre proteínas - conhecimento crucial no combate ao câncer.

A ferramenta é especialmente importante porque, ao todo, são publicados 17 mil estudos sobre o câncer todos os anos. É difícil cientistas conseguirem acompanhar todas as descobertas sem o auxílio de tecnologias.

Já a última ferramenta, a PIMKL, ajuda a prever qual será o progresso da doença para os médicos planejarem tratamentos mais eficientes.

Os códigos dos projetos PaccMann, INtERAcT e PIMKL já estão disponíveis gratuitamente nos sites dos projetos.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.