Topo

Calculadora diz quantos livros você pode ler saindo das redes sociais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do TAB, em São Paulo

19/08/2019 16h20

Você pode curtir apenas algumas fotos do Instagram por dia, compartilhar um artigo ou outro no Twitter ou atualizar o feed do Facebook de meia em meia hora. Fato é que as redes sociais se tornaram onipresentes em nossas vidas e a máxima do "desligue seu celular e vai ler um livro" tornou-se um clichê para criticar esse tempo "perdido".

Mas, se por acaso, esse comentário te fizer pensar, saiba que cortar pelo menos três "olhadinhas" de 10 minutos por dia nas redes sociais equivale a ler mais de 30 livros por ano.

É o que diz a ferramenta Omni Calculator, que calcula o seu tempo de tela e informa quantos livros você poderia ter terminado enquanto navegava por Twitter, Instagram e afins - o app também analisa outras maneiras de redefinir o tempo gasto, calculando quantas calorias poderia queimar se estivesse fazendo outra atividade.

Afinal, gastamos, em média, 2 horas e 23 minutos por dia nas redes, de acordo com o Relatório Flagship da GlobalWebIndex de 2019.

"Apenas um intervalo de cinco minutos a cada hora são centenas de horas por ano", dizem os criadores da Omni Calculator. "Você corta o seu tempo de mídia social pela metade e ainda tem muito tempo para ler, correr ou ganhar dinheiro."

A calculadora recomenda desativar as notificações push que aparecem na tela, excluir alguns aplicativos e tirar férias curtas de todas as redes de vez em quando.

No entanto, a maré parece estar mudando, com o relatório mostrando também que as pessoas estão se tornando mais conscientes da natureza aditiva das redes. Ferramentas de monitoramento digital são uma tendência e os usuários do Android também podem definir limites de tempo. Apple, Facebook e Instagram oferecem funções semelhantes.

De acordo com o Google, mais de 75% das pessoas se sentiram mais felizes com o uso do telefone se usassem um aplicativo de bem-estar digital.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.