Topo

'Vejo sua final': Boom de previsões para o BBB gera ganhos e popularidade

O que os astros dizem? Nas redes, a onda não é só torcer, mas prever o BBB - Arte UOL
O que os astros dizem? Nas redes, a onda não é só torcer, mas prever o BBB
Imagem: Arte UOL

Tiago Dias

Do TAB, em São Paulo

21/02/2022 04h00

Um participante que se acha muito querido será o próximo eliminado do BBB. Os próximos paredões serão marcados por alto nível de rejeição. Natália, Douglas e Linn da Quebrada estão entre os finalistas do programa.

As redes sociais estão cheias de "spoilers" do que pode acontecer dentro do Big Brother. Não se trata de um vazamento de informações dentro da TV Globo, mas sim, toques dos oráculos.

Além do pay-per-view e mutirões, mensagens astrais sobre o jogo também dão as cartas nas redes sociais. Tarólogos, videntes e comentaristas fiéis do programa têm usado baralhos esotéricos e outras ferramentas espirituais para enxergar o futuro dos participantes — e, de quebra, ganhar destaque profissional, evolução espiritual ou aquele biscoito no número de seguidores.

Afinal, não é de hoje que o misticismo millennial tem captado o coração e a mente de jovens nas redes sociais. David Cavalcante, o Davs, tem 28 anos e muitos amigos que passaram a jogar tarô e baralho entre amigos. De acordo com a U.S. Games Systems, uma das gigantes na distribuição dos baralhos de tarô, as vendas subiram 263% entre 2016 e 2017. No Twitter, no mesmo período, o aumento na procura pelo assunto foi de impressionantes 300%.

Muito desse boom, ele acredita, vem das previsões na cultura pop. "A gente sabe que a geração de agora gosta muito dessa movimentação, gosta de estar em evidência. As cartas agregam questões de conhecimento e fazem você ser querido. Facilita essa subida de seguidores", observa o estudante de Agroecologia — área que estuda sistemas orgânicos de produção.

Há pelo menos três anos, ele se divide entre a terra e o pêndulo e as cartas, seja para responder às agruras dos amigos de faculdade ou do próximo eliminado no paredão. As consultas pagas só começaram quando passou a prever o reality concorrente, "A Fazenda". Tinha apenas 150 seguidores, e hoje soma mais de 23 mil. "Partiu de uma certa dificuldade financeira mesmo. Começou a surgir pessoas querendo saber sobre a vida, já que eu acertava coisas no decorrer da semana", explica. Hoje, faz consultas particulares e atende até a torcida de participantes em busca de detalhes do ídolo no jogo. O valor varia. Davs faz pacotes — 3 perguntas no Tarô por R$ 50.

Pernambucano David Cavalcante, 28: 'As cartas além de agregar questões de conhecimento, faz você ser querido' - Divulgação - Divulgação
David Cavalcante, 28: 'As cartas, além de agregar questões de conhecimento, faz você ser querido'
Imagem: Divulgação

Para isso, o tarólogo se cerca de um ritual. Escreve o nome dos participantes em papeizinhos. Acende incensos e velas. Entra num momento de silêncio e concentração. "Algumas pessoas não ligam o baralho com a parte espiritual. Sou juremeiro, peço para que os meus guias ciganos estejam comigo, me tragam apenas a verdade, a energia do momento e que as cartas sejam bem claras", explica. Neste processo, enxergou que Paulo André e Jade Picon formariam um casal e que Maria seria expulsa. Um dia antes do episódio, viu nas cartas do rato, do cavaleiro e de um navio um sinal claro dessa possibilidade e avisou os seguidores.

De Pai de Santo a arquiteta

Os acertos acabam viralizando e se tornam vitrine digital para quem tem o místico também como ferramenta de trabalho. O médium Pai Jorge faz atendimento no centro de São Paulo, mas no Twitter se dedica também a previsões do mundo pop. Em uma breve contato, resumiu seus feitos: "São acertos oficiais, como o da Havaianas, que anunciou Juliette como embaixadora da marca, e feedbacks dos meus clientes. Vidas que eu já mudei tirando da depressão, magias negras que já foram quebradas etc." À frente da conta @_Mordacious_, que mantém junto com uma equipe, ele diz que o próximo eliminado será uma mulher. A entrevista com o TAB não aconteceu porque Pai Jorge está com covid-19.

Já a arquiteta Denise A. (que pede para ocultar seu sobrenome), da conta @DedeIntocável, tem 42 anos, e soma mais de 20 mil seguidores sem mostrar o rosto, nem oferecer consultas. "A intenção de direcionar meu trabalho com as cartas para o reality é autoconhecimento e evolução", ela diz. "Aprendo também sobre as relações interpessoais e os reflexos na sociedade. É uma forma de canalizar essa minha energia."

Os ensinamentos do baralho cigano vieram pelas mãos de uma tia, que a tirou da introspecção e timidez na infância. Hoje, sua habilidade garantiu o acerto do vencedor do último No Limite. Conta que chegou a ligar para a mãe da participante Paula Amorim, pedindo para que ela usasse uma peça de roupa vermelha na final transmitida ao vivo. "Foi uma mensagem da espiritualidade. Qualquer pessoa pode decorar o significado de cada carta, as combinações, mas o espiritual é muito forte, só de tirar a carta eu já sinto isso", observa.

Denise trabalha diariamente com projetos e obras, mas no Twitter, apenas sua clarividência é destaque. Dias antes da expulsão de Maria, cantou a bola: viria por aí uma briga, nada "legal de assistir, podendo até acontecer cortes (expulsão)." Já no paredão que culminou com a saída de Naiara Azevedo, viu nas cartas que Douglas é quem poderia ser eliminado, apesar de "forças contrárias". Traduziu depois: "A força se chama diretor", em referência ao diretor geral do programa, Boninho. Nessas horas, ela diz, se afasta um pouco da televisão. "A gente consegue ver a manipulação, é tudo muito sensível. Tenho dificuldade de tirar cartas para 'A Fazenda', porque lá tem uma energia mais agressiva", comenta.

Força estranha

Um dos videntes mais famosos do Brasil, Robério de Ogum tem vasta experiência em rádio e programas de TV. O Pai de Santo trabalhou diretamente para vários clubes de futebol e previu tanto a morte de Tancredo Neves quanto o vencedor do primeiro BBB, Kleber Bambam. "Eu sou conduzido a isso", explica, sobre levar o dom para a mídia. Desde o início do ano, ele passou a interagir no TikTok, falando também de BBB. "Sempre fui uma pessoa diferente no meio. Eu ainda não aprendi a postar vídeos direito, mas hoje em dia gosto mais [das redes sociais] do que de televisão. Nas redes há mais interação e respeito", explica.

Após anos pulando de emprego, Ellen Pinheiro, 35, a @EllendoTarot, demonstra orgulho em viver integralmente do seu trabalho holístico, graças aos acertos sobre o reality — que ela estima representar 80% das previsões. No entanto, enxerga uma certa banalização do oráculo nas redes. "Esse ano a coisa já está expandida, mas a gente percebe quando tem 'biscoitagem' em relação a isso. Eu gosto de que isso seja levado a sério", observa. "No ano passado, nossas cartas eram copiadas e divulgadas em outras redes, passei a usar marca d'água."

Ellen ganhou destaque em 2020, quando antecipou reviravoltas, finalistas e até falas dos brothers daquela edição. Hoje, trabalha também com terapia xamânica e mesa radiônica. "Meu intuito pra jogar cartas no Big Brother nunca foi fazer sensacionalismo, crescer meu ego com acertos, mas mostrar para as pessoas que o oráculo é algo assertivo. Se acerta coisas que ninguém pode imaginar, também pode te ajudar", analisa.

A terapeuta faz questão de tirar as cartas durante a entrevista. Sobre Linn da Quebrada, cotada pelos astros, diz ver uma aliança com um homem fora de seu grupo que a livrará de um paredão. Já o próximo eliminado? "Uma pessoa muito confiante que acha que pode permanecer no jogo, mas vai cair do cavalo."

Ellen Pinheiro: "Nunca foi para crescer meu ego com acertos, mas trazer para as pessoas para o oráculo" - Divulgação - Divulgação
Ellen Pinheiro: "Nunca foi para crescer meu ego com acertos, mas trazer para as pessoas para o oráculo"
Imagem: Divulgação

Umbigo tampado

Em comum, os videntes de BBB dizem encontrar a mesma barreira para uma leitura clara do futuro: a energia das torcidas e direção do programa são ventos que podem embaralhar os sinais. Isso sem contar a espontaneidade do livre arbítrio. "Por isso que a previsão nunca é uma sentença", pondera David, citando outra barreira: o esparadrapo no umbigo de Jade Picon. "É mais difícil. Ela se protege das energias negativas e, por consequência, fica mais fechada."

Apesar da proliferação dos perfis de previsões este ano, David observa um engajamento menor em relação ao ano passado. "O elenco promete, mas quando chega na hora do jogo, eles correm muito", diz.

No entanto, o pernambucano ainda pretende conciliar o trabalho com as cartas e os estudos de Agroecologia. "Não sei se vou conseguir", analisa. Neste caso, não valeria pedir ajuda às cartas? "Sou muito ansioso. Se eu tirar, vou ficar com a cabeça a mil. Prefiro esperar para ver."