Topo

Os outdoors que imitam placas de trânsito na Ucrânia e xingam os russos

Outdoor que imita uma placa de trânsito em Ujhorod, na Ucrânia: para quem quiser seguir em frente, "vá se fo***" - André Naddeo/UOL
Outdoor que imita uma placa de trânsito em Ujhorod, na Ucrânia: para quem quiser seguir em frente, 'vá se fo***'
Imagem: André Naddeo/UOL

André Naddeo

Colaboração para o TAB, de Ujhorod (Ucrânia)

15/03/2022 09h53

Tão logo as tropas de Vladimir Putin invadiram o território soberano da Ucrânia, em 24 de fevereiro, ganharam as manchetes dos jornais do mundo dezenas de fotos dos locais retratando milhares de placas de trânsito apagadas ou manipuladas pelos cidadãos. A tática tenta desorientar e atrasar o deslocamento das tropas inimigas, na esperança de que, se o sistema GPS não funcionasse, os russos poderiam ficar literalmente perdidos, sem saber ao certo em que direção seguir.

A criatividade dos ucranianos foi além: placas rodoviárias e outdoors pelo país trazem ainda "mensagens carinhosas" aos invasores. A propaganda, vale dizer, faz parte de qualquer estratégia de guerra para unificar um país.

A "placa de trânsito" mais famosa usa os mesmos tons de azul e branco, uniformizados por toda a Ucrânia, e foi colocada em rotatórias e intersecções: para quem quiser seguir em frente, "vá se fo***". Se a ideia é virar à esquerda, "vá se fo*** de novo". Se, por fim, qualquer soldado do Kremlin quiser tomar à direita, vai entender claramente: "Russos, vão se fo***!".

"As placas foram feitas especialmente para eles, já que utilizam o alfabeto russo e não o ucraniano", explica Aleksander*, guia do TAB por Ujhorod desde a chegada da reportagem ao local, considerada ainda uma zona segura no oeste da Ucrânia.

"Temos em nosso alfabeto 32 letras, uma a menos que os russos, mas temos três caracteres diferentes, especialmente o 'I' latino, o grande diferencial quando queremos mandar mensagens apenas para nosso entorno, já que o russo é essencialmente cirílico", complementa. "Inclusive é o símbolo utilizado para o nome do país. A gente pode dizer que entende, mas se quisermos, temos modos de dizer coisas que eles não vão entender."

É o caso de um outdoor colocado numa área central de Ujhorod, em que está impresso um navio de guerra em negro, justamente no meio da bandeira ucraniana, com os dizeres: "glória ao serviço de fronteiras da Ucrânia", à esquerda, utilizando o específico "I" latino. "Glória às forças armadas ucranianas", à direita. E abaixo, para que os inimigos entendam perfeitamente, usam-se somente as letras que ambos utilizam: "Marinha russa, chegou a hora de vocês irem embora".

Na parte de cima do outdoor com um navio de guerra pintado de preto, mensagens escritas em alfabeto ucraniano. Na linha de baixo, para os russos entenderem: 'Marinha russa, chegou a hora de vocês irem embora' - André Naddeo/UOL - André Naddeo/UOL
Na parte de cima do outdoor com um navio de guerra pintado de preto, mensagens escritas em alfabeto ucraniano. Na linha de baixo, para os russos entenderem: 'Marinha russa, chegou a hora de vocês irem embora'
Imagem: André Naddeo/UOL

As mensagens dirigidas à Marinha de Vladimir Putin, aliás, são bastante presentes desde a conquista controversa, via plebiscito, do território da Crimeia, e muito mais agora, após os ataques para tomar a cidade portuária de Mariupol a qualquer custo. "Um recado à Marinha russa: vão se fo***", diz outro outdoor "carinhoso".

Orgulho nacional

Além do recado direto e reto aos russos nas pseudo-placas de sinalização, um outro outdoor é bastante presente pelas ruas e avenidas de Ujhorod, a cidade que duplicou de tamanho e viu um boom imobiliário: "obrigado aos defensores da Ucrânia".

A foto de um combatente com um lança-mísseis não é à toa. O modelo Javelin — com custo de US$ 175 mil por disparo — tem sido o grande trunfo da Ucrânia, causando severos danos aos tanques do exército de Vladimir Putin, especialmente na tentativa de tomar a capital Kiev. É motivo de orgulho nacional por aqui.

Na sequência, com um coração com as cores da bandeira da Ucrânia, vem a mensagem de um soldado que olha para o horizonte confiante da vitória: "eu acredito na ZSU". Essa é a sigla para designar as Forças Armadas da Ucrânia, ou "Zbroyni Cyly Ukrayiny", no alfabeto círilico.

Em outdoor, soldado mira horizonte, com a mensagem: 'eu acredito na ZSU', sigla para 'Forças Armadas da Ucrânia' - André Naddeo/UOL - André Naddeo/UOL
Em outdoor, soldado mira horizonte, com a mensagem: 'eu acredito na ZSU', sigla para 'Forças Armadas da Ucrânia'
Imagem: André Naddeo/UOL

A cidade fronteiriça ainda é considerada um oásis em meio ao caos de Carcóvia, Mariupol e Kiev. Uma campanha ostensiva incentiva os habitantes da cidade a permanecer ali e a se alistar.

"Você pode saber mais", diz um outro outdoor da cidade, com exclamação e a imagem de um soldado com um rifle nas mãos, ou uma Kalashnikov, item básico do combatente ucraniano em todos os pontos de controle e fronteiras pelo país. Logo vem a pergunta: "o que exatamente?", com um QR code, para completar: "Venha! O futuro da Ucrânia depende de todos nós".

Outdoor na Ucrânia conclama o alistamento: 'Venha! O futuro da Ucrânia depende de todos nós' - André Naddeo/UOL - André Naddeo/UOL
Outdoor conclama o alistamento: 'Venha! O futuro da Ucrânia depende de todos nós'
Imagem: André Naddeo/UOL

O recado de Ujhorod

A prefeitura da cidade, que fica dentro do estado da Zakarpattia, onde filas quilométricas de carros tentam chegar diariamente à capital, também promoveu a sua própria campanha pessoal para arrecadar fundos e ajudar outras cidades do país.

Outdoor em Ujhorod, na Ucrânia, onde se lê 'Esta é a minha terra e não vou a lugar nenhum' - André Naddeo/UOL - André Naddeo/UOL
Outdoor em Ujhorod, na Ucrânia, onde se lê 'Esta é a minha terra e não vou a lugar nenhum'
Imagem: André Naddeo/UOL

"Esta é a minha terra e não vou a lugar nenhum", diz um outro outdoor, com a assinatura da municipalidade. Em amarelo, "doe para a Ucrânia" traz outra vez o sentimento de unificar o país e a própria cidade, que também não deixou de mandar seu recado pessoal aos invasores, escrito com gotas vermelhas de sangue: "Ujhorod está mandando um dedo do meio para vocês".

Outdoor com mensagem: 'Ujhorod está mandando um dedo do meio para vocês' - André Naddeo/UOL - André Naddeo/UOL
Outdoor com mensagem: 'Ujhorod está mandando um dedo do meio para vocês'
Imagem: André Naddeo/UOL

* Nome trocado a pedido do entrevistado