Topo

Fora da Curva # 23: Em Salvador, economia criativa se reinventa para fugir da crise

01/10/2020 04h01

No sétimo episódio do podcast "Fora da Curva", a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista Ju Moraes, cantora, compositora e criadora do projeto Colaboraê, um espaço cultural para artistas e músicos em Salvador. Moraes falou sobre economia criativa e formas para driblar o cenário de crise.

Ouça o programa no arquivo acima.

Economia criativa é um guarda-chuva muito amplo. Muita gente não conhece todo o seu alcance. Ju Moraes explica: "Quando você fala em produção intelectual, a gente tem um mundo aí fora. O artista, o gamer, o musicista, o artista de teatro, o artista de rua, mas também o artesão [todos fazem parte da economia criativa]" (ouça a partir de 4:00).

Dados de uma pesquisa feita pelo OBEC Bahia (Observatório da Economia Criativa da Bahia) apontam que 50,2% das organizações demitiram colaboradores e 65,8% fizeram reduções contratuais. Moraes lembrou que, apesar dos impactos recentes, a economia criativa teve um bom período entre 2004 e 2013, em que o PIB da área teve mais de 70% de incremento.

"Nem nos nossos piores sonhos a gente imaginava estar passando por isso, e por tanto tempo (...) O que a gente vê hoje é realmente uma digitalização da economia criativa. Muitos daqueles criadores, daqueles artistas, artesãos, tiveram o seu trabalho estagnado e tiveram que migrar muito rapidamente para o digital", comentou Ju (a partir de 06:14).

Moraes lembrou que o início da pandemia de Covid-19 registrou uma aceleração em direção ao digital, entre seus colegas de Salvador. Profissionais entenderam que era a hora de criar canais na internet e entender que essas plataformas não serviriam mais apenas para comunicação. O trabalho escoaria por lá.

"Acompanho produtores musicais, inclusive de backstage, que estão dando suporte e aulas (...) pelo YouTube. Isso tem despertado, em muitas outras pessoas, capacidades que elas nunca imaginavam", exemplificou (a partir de 7:25).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.