50 anos de encantamento

Imagens raras do arquivo da Getty Images celebram a missão Apollo 11, que levou o homem à Lua

Otis Imboden/National Geographic/Getty Images

"A história do pouso na Lua é uma história de triunfo técnico, brilhantismo e esforço coletivo", diz Bob Ahern, diretor do arquivo do Getty Images. A agência liberou dez fotos raras que mostram momentos marcantes da viagem que levou o homem pela primeira vez ao satélite da Terra.

"Poucas mulheres americanas atraíram mais holofotes da mídia do que as esposas dos astronautas do país", diz Bob Ahern ao comentar a imagem acima, em que de Joan Aldrin aparece aplaudindo seu marido, o astronauta Buzz Aldrin pela televisão. Ahern lembra que o casal ficou conhecido pelo relacionamento turbulento e às vezes tumultuado.

O público acampou ao redor do Centro Espacial Kennedy para garantir um bom lugar para assistir ao lançamento. Aqui, o fotógrafo Bill Eppridge flagrou um grupo dormindo sobre um carro à espera do momento de lançamento.

Nos entornos do Centro Espacial Kennedy, as pessoas se juntaram para acompanhar o lançamento da missão que levou os astronautas Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong para a Lua.

O ex-presidente dos EUA Lyndon B. Johnson, de terno preto, acompanhou o lançamento do foguete Saturno V, que carregava a nave Apollo 11, ao lado de sua mulher, Bird Johnson, de vestido de bolinha, e do então vice-presidente Spiro T. Agnew (segurando um copo), no Centro Espacial Kennedy.

"Esta imagem encapsula perfeitamente o sentimento de toda a nação. Multidões nervosas e animadas... O Aeroporto Internacional JFK se reuniu para assistir ao lançamento da Apollo 11. A antecipação nos rostos dos espectadores mostra perfeitamente o momento em que o mundo assiste e espera ver a história sendo feita", conta Ahern. Como nem todas as casas tinham aparelhos de televisão, as pessoas se reuniam onde podiam, de casas de vizinhos a lojas de departamento, para acompanhar as transmissões sobre a missão.

O mundo parou para acompanhar pela TV o lançamento, o pouso, a tripulação brincando na gravidade zero e a volta para casa. Aqui, um grupo assiste a imagens da Apollo 11 em Paris, na França, em 21 de julho de 1969.

Um milhão de turistas se reuniram na baía do Cabo Canaveral, na Flórida, para acompanhar o maior show já realizado. Na foto, carros com painéis "Go Apollo 11" (Vai, Apollo 11) são vistos em julho de 1969.

Esta imagem mostra os astronautas Buzz Aldrin (à esquerda) e Neil Armstrong durante um exercício de treinamento em 18 de abril de 1969, antes de sua missão Apollo 11. Apesar de a expedição ter levado também Michael Collins, apenas Aldrin e Armstrong pisaram na Lua. É de Armstrong a célebre frase: "É um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade."

Corbis / Corbis via Getty Images Corbis / Corbis via Getty Images

O astronauta Buzz Aldrin ao lado de uma bandeira americana na base montada na lua durante a missão Apollo 11.

"Aqui, Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar na Lua, aperta a mão de soldados na Guerra do Vietnã, onde a multidão o recebeu com uma ovação de pé", conta Ahern.

Corbis / Corbis via Getty Images Corbis / Corbis via Getty Images

O astronauta Neil Armstrong deu "um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade" quando saiu da Apollo 11 e pousou na lua, em 20 de julho de 1969. Para os Estados Unidos, o momento marcou o triunfante fim de uma corrida que começou em 1961, quando a União Soviética colocou a primeira nave espacial tripulada em órbita.

Curtiu? Compartilhe.

Topo