O pavilhão amarelo de exposições do Center Norte, em São Paulo, estava relativamente vazio naquela tarde de sexta-feira. A falta de público para preencher os mais de 8 mil metros quadrados do galpão contrastava com a aglomeração bem no meio do espaço: um caminhão com luzes roxas chamava a atenção para um cubículo de vidro, equipado com dois sofás e uma poltrona. Era ali que, um a um, youtubers se encontrariam com seu público. Aos poucos, uma fila começou a se formar, e o espaço ficou apertado. O corredor foi invadido. Ficou difícil conseguir ver o que estava acontecendo.
Era Priscilla Alcântara. Conhecida por sua participação no programa “Bom Dia & Cia”, do SBT, a ex-estrela mirim virou cantora, mas é como youtuber que sua fama cresce exponencialmente. Seu canal, Vlog de Tudo, tem mais de 1,5 milhão de seguidores. Nele, Priscilla faz relatos de viagens, vídeos irônicos (daquele tipo “expectativa versus realidade”), engraçadinhos (“peido no elevador” é um deles), chama convidados (como seu ex-colega Yudi Tamashiro e a apresentadora Maísa) e, claro, fala sobre religião.
A cantora é uma das principais youtubers evangélicas do Brasil. Ela deixou o SBT em 2013 e, desde então, passou a se dedicar à carreira de cantora gospel. Virou youtuber por um apelo dos fãs no aplicativo Snapchat. Seus vídeos têm centenas de milhares de visualizações - alguns ultrapassam a casa dos milhões - e viram grandes fóruns de discussão entre seu público. Priscilla é uma influencer. E sabe disso.
"Qualquer plataforma em que eu consiga falar de Jesus, eu falo, embora meu canal não seja só para isso", disse Priscilla ao TAB. "É um jeito de ‘discipular’ uma galera que me ouve", completa.