Topo

Pandemia vai tornar comuns coisas que antes eram marginais

Barbara Soalheiro - Iwi Onodera/UOL
Barbara Soalheiro Imagem: Iwi Onodera/UOL

Do TAB

30/05/2020 04h00

Ninguém ainda tem uma resposta exata de como serão as coisas depois que a pandemia de Covid-19 passar. Para tentar entender as mudanças no mundo e na esfera do trabalho, Monique Evelle entrevistou a jornalista Barbara Soalheiro, fundadora do Mesa Company. O bate-papo faz parte do 16º episódio do podcast "Fora da Curva", que vai ao ar às quintas-feiras.

A consultoria de Soalheiro ajuda times de alta performance a encontrarem soluções para problemas complexos de forma criativa e intensa. Em apenas cinco dias, a equipe escolhida precisa apresentar um projeto.

Antes, com um sistema muito focado no trabalho presencial e que reunia esses profissionais em um local regado de processos e padronizações de etapas para evitar o desvio da atenção, ela comentou como se surpreendeu com a adaptação ao cenário do trabalho remoto.

"A gente ficou muito feliz e impressionado logo que o mundo colapsou quando a gente percebeu que não importa o formato. A gente fazia Mesas presenciais de um jeito que era tão excelente que parecia impossível migrar do presencial para o remoto. Só que a verdade é que o método independe do contexto", comentou Soalheiro (ouça abaixo partir de 21:38).

Ela também pontuou a importância do método, responsável por continuar garantindo o sucesso do processo. "Essa capacidade de começar da essência do problema, essa capacidade de transformar em missão, achar o time certo [...] você tem que fazer a pessoa acreditar com você e essas coisas seguem muito atuais de fato."

Evelle pediu para que Barbara Soalheiro deixasse dicas para quem está tentando se adaptar ao trabalho remoto e encontrar possibilidades de trabalho eficientes neste novo cenário.

"Tem uma coisa [...] que é importante entender: não vai voltar a ser como era. Isso não significa que a gente está resolvendo todos os nossos problemas. Não significa que a gente deixou de ser egoísta, capitalista [...] mas tem uma ruptura de várias coisas que já vinham sendo marginais, e elas passam a ocupar um lugar muito mais central. Trabalho remoto é uma delas. Você começa a olhar mais também para quem você não estava olhando antes. Esse é um efeito positivo [...] da pandemia", explicou ela (a partir de 24:46).

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" uma "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.