Topo

Nenhuma montanha é alta o suficiente

Fabiana Batista/UOL
Imagem: Fabiana Batista/UOL

Do TAB

16/03/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (16/3) da newsletter do UOL TAB. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu e-mail, cadastre-se aqui

Bom dia, caros leitores, tudo bem por aí? Agora que enterramos de vez as memórias do não-Carnaval — nosso Carnaval de Schrödinger —, o jeito é enfrentar a realidade e a semana com cinco dias úteis, lendo mais uma edição da nossa newsletter. Nesta semana, reuni algumas histórias diferentes, trazidas pelos nossos repórteres, colunistas e correspondentes. De Ujhorod (Ucrânia) a Osasco, sem mais delongas, vamos ao resumão do crème de la crème do TAB.

Fé nas alturas

Lembra quando o Cabo Daciolo largou tudo no meio da campanha para a presidência, em 2018, e subiu um monte para jejuar e rezar? A prática de subir montanhas em busca de Deus não é exclusiva do político, e se faz presente na vida de inúmeras pessoas que oram e participam de cultos ao ar livre. Na reportagem especial desta semana, a jornalista Fabiana Batista acompanhou cristãos de diversas denominações — e até "desigrejados" — que enfrentam obstáculos diariamente para encontrarem a paz de espírito, às vezes sozinhos ou acompanhados por outros companheiros de fé.

Memória roubada

Na Calçada da Memória, em Recife (PE), a maioria das placas que homenageavam desaparecidos políticos da ditadura militar foram roubadas na calada da noite. Segundo o nosso colaborador, Wagner Oliveira, ninguém sabe quem vandalizou o lugar e quais são os motivos, mas o sumiço está preocupando ativistas de direitos humanos. Pior: essa não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Notícias de uma guerra

"Para quem quiser seguir em frente, 'vá se fo***'', avisa uma "placa de trânsito" em Ujhorod, cidade (ainda) pacata no oeste da Ucrânia. As placas fake são uma forma de confundir a navegação de carros russos e também mandar recados nada amistosos sobre a invasão russa no país. Além das placas que estão ali como forma de protesto, André Naddeo narra também a rotina da cidade que virou uma espécie de oásis em meio à guerra: houve crescimento na procura por apartamentos e casas, causando um boom no mercado imobiliário.

Russos não-cancelados

Depois da onda de "microcancelamentos" promovida por bares e restaurantes contra a Rússia (pobre estrogonofe), a jornalista Elisa Soupin assumiu a árdua tarefa de peregrinar por uma parte dos estabelecimentos do Rio de Janeiro batizados de "Bar do Russo". Não se trata de uma franquia, mas coincidência. Tem muito dono de bar cujo apelido é "Russo" na capital carioca. A boa notícia é que tá tudo bem, ninguém perdeu cliente ou tá pensando de mudar o nome pra boicotar a nação de Putin.

E agora, José?

Depois do aumento do preço da gasolina, restou apenas a resignação. Sibele Oliveira acompanhou motoristas de carro e moto em São Paulo enfrentando postos de gasolina após o anúncio de aumento de quinta-feira (10). Fazendo as contas, motoristas afirmam que terão de trabalhar ainda mais para a conta fechar no final do mês. Sobra muita frustração e pouco dinheiro para compensar. "Vai brigar com quem? É um governo que não tem direção de nada, comando de nada. Então a gente fica aí, ao deus-dará. Faz o que eles mandam, né? Paciência", disse um dos motoristas.

'Bairro Golf' atormenta moradores em Osasco

No limite de Osasco com São Paulo, moradores de um bairro de alto padrão relataram ao repórter Rodrigo Bertolotto um pesadelo recente. Parte da vasta área verde vista das janelas foi derrubada para receber um dos maiores empreendimentos de luxo da América Latina. Serão 19 torres residenciais, algumas chegando até 45 andares, previstas para serem construídas em torno do campo de golfe que existe há nove décadas na região e já pertenceu aos Matarazzos. A futura muralha cinza batizada de "Bairro Golf" é alvo de críticas de moradores preocupados com o destino do bosque.

____

DOS BLOGS

Trombadas: O doce traçado de Luciano
Matheus Pichonelli: Ainda vamos levar um tempo para reaprender a andar pelo mundo sem máscaras
Daniela Pinheiro: 'Se vocês negociam com Rússia, financiam um genocídio na Ucrânia'
Michel Alcoforado: De estrogonofe do Dona Onça ao McDonald's: que cancelem os russos!