Topo

Um lugar ao sol

Hotel Rosewood São Paulo, na Bela Vista - Divulgação
Hotel Rosewood São Paulo, na Bela Vista
Imagem: Divulgação

30/03/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (30/3) da newsletter do UOL TAB. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu e-mail, cadastre-se aqui

Olá, pessoal! Tudo bem? Imaginem um lugar onde a crise não existe, onde preço não é problema e onde o luxo reina. É assim o clima do novo hotel pomposo inaugurado em São Paulo, destino de famosos e abastados, que o TAB foi conhecer nesta semana. Esse "mundo paralelo" é um dos destaques que eu reuni para você na nossa newsletter. Além disso, tem a desconstrução do bandido por Digão Ribeiro, uma competição de aviãozinho de papel, a frustração da Vasconcelândia, a disputa por Luciano Hang, os CDs piratas que foram parar na música de Rosalía e a polêmica das majestades do Carnaval carioca. Boa leitura!

Onde os ricos têm vez
A duas quadras da avenida Paulista, na Bela Vista, onde as calçadas estão cada vez mais ocupadas por pessoas em situação de rua, um "oásis" de luxo está virando grife da alta classe do país: o hotel Rosewood São Paulo, primeira parte do megalomaníaco projeto Cidade Matarazzo, a ocupar um terreno de quase 30 mil metros quadrados. Nós fomos conhecer o local cuja diária mais cara chega a R$ 7,5 mil e onde funcionam um bar e mais quatro restaurantes de alta gastronomia.

Outro olhar
Aos 27 anos, o ator Digão Ribeiro tem um currículo elogiável no audiovisual. Sua estrela brilhou aos 21, no drama social "Praça Paris" -- quando foi indicado ao prêmio de melhor ator do Festival do Rio. Desde então, ele coleciona personagens diversos, e, no mais recente deles, ressignifica o papel do bandido, no filme recém-lançado "Alemão 2". Negro, nascido na Cidade de Deus, no Rio, o rapaz emprestou ao personagem um olhar que ganhou outras camadas: articulou discussões com movimentos culturais periféricos e criou performances de protesto como "um grito coletivo pela falta de política de segurança". O repórter Tiago Dias conta a história de Digão em perfil publicado nesta semana.

Voo mais alto
Aviãozinho de papel pode ser coisa séria, e a gente tem como provar. Valendo ponto, dando direito a prêmio, e a pessoa que lança pode até participar da disputa final em solo europeu. É o que mostrou o jornalista Eduardo Vessoni, que acompanhou a sexta edição do Red Bull Paper Wings, em São Paulo. Esse é um campeonato mundial de arremesso de aviãozinho de papel, considerado o maior evento do gênero voltado, exclusivamente, para o público universitário.

Quem vai ficar com Hang?
Parecia que a decisão estava tomada. Luciano Hang, dono da Havan, marcou um evento pomposo para 18 de março, no qual anunciaria seu destino eleitoral. Centro de convenções de hotel reservado, aviso de entrevista coletiva enviado à imprensa e expectativa por parte dos políticos catarinenses. Tudo isso para o evento ser adiado a menos de 24 horas do início. O empresário foi para a Itália refletir. O amigo de Jair Bolsonaro é disputado por candidatos ao governo de Santa Catarina para compor a chapa deles. Mas, por enquanto, precisam se contentar com especulações. Leia na reportagem de Felipe Pereira.

Sonho frustrado
O humorista José Vasconcellos (1926-2011) investiu o que tinha na Vasconcelândia, "o maior centro de diversões e turismo do mundo". Ele planejava que no vale perto da serra da Cantareira (SP) houvesse réplicas de dinossauros, até cenários de conquista da Via Láctea. Também haveria teleférico, ferrovia particular, anfiteatro para 5 mil pessoas, museu de cera, rinque de patinação, aquário gigante e "restaurantes de todos os países". Mas nada se concretizou, porque faltaram investidores e apoio de governos estaduais e municipais. Na visita que fez ao local, a única fila que o repórter Rodrigo Bertolotto encontrou por lá foi a das saúvas, indo e voltando atrás de folhas. Rodopios e rasantes só os das andorinhas, desenhando montanhas-russas no ar.

Samba para Rosalía
Acostumada a comprar CDs piratas em suas andanças pela América Latina, a argentina Tayhana adicionou mais dois volumes à sua coleção quando esteve em São Paulo: "Sambas de Enredo 2017" e "Sambas de Enredo - Carnava São Paulo 2017" (sic). Passados alguns meses, de volta à Cidade do México, onde vive, a jovem artista foi buscar inspiração naqueles sambas para fazer música -- um beat. Qual a surpresa quando ouviu sua obra acompanhando a voz de Rosalía, uma das mais importantes artistas pop do momento. Confira a história completa aqui.

Na boleia
Joel e a mulher, Zuleica, estavam a 1,5 mil quilômetros de casa, quando o caminhão dele começou a fumaçar. Ele ainda parou a carreta, puxou o extintor e levantou a cama da boleia. Nada adiantou. O buraco embaixo cuspiu fogo: mãos queimadas; cabelo chamuscado. O casal ficou apenas com a roupa do corpo. O acidente aconteceu no ano de 2019 em Leopoldina (MG) e redefiniu a vida do homem de 52 anos. Mas Joel voltou à estrada e, entre sábado (19) e segunda-feira (21), percorreu 1.457 quilômetros de Osório (RS) a Duque de Caxias (RJ) carregando poliuretano. Nós pegamos carona com ele.

Nota dez?
A polêmica atual do Carnaval carioca caberia num enredo folhetinesco, digno do horário nobre. Quem samba mais? Quem merece a coroa? De um lado, a dentista Thay Magalhães, 31, moradora de um condomínio de luxo da Barra da Tijuca e rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti; de outro, a princesa da mesma bateria e professora de dança Mayara Lima, 24, cria da comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, zona norte do Rio. O jornalista Valmir Moratelli foi atrás para saber quem são elas e qual a rotina das duas mulheres que viraram assunto nas redes sociais.

____

DOS BLOGS

Daniela Pinheiro: Marta Suplicy se reaproxima do PT: 'Não sou de olhar pelo retrovisor'
Matheus Pichonelli: Destaques do Oscar em 2022 dialogam com mundo embrutecido e conflagrado
Lidia Zuin: Neuroimplante: tecnologia já infringe a maior das intimidades, o pensamento
Christian Carvalho Cruz: A roça encantada de Gil