Topo

Hacker de Araraquara, música na 'cracolândia', o gelo no Burger King e mais

Walter Delgatti Neto, o "hacker de Araraquara" - Matheus Pichonelli/UOL
Walter Delgatti Neto, o 'hacker de Araraquara'
Imagem: Matheus Pichonelli/UOL

Do TAB

10/08/2022 08h00

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (10). Quer receber o conteúdo completo, direto no seu e-mail, na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 10 boletins exclusivos, assine o UOL.

****
Olá, meus caros tabbers, como vão? Mais uma semana e mais uma newsletter do TAB quentinha na sua caixa de entrada. Hoje admito que estamos tão ecléticos quanto o repertório humorístico do nosso saudoso Jô Soares. Pra começar, temos uma entrevista com o infame hacker de Araraquara. Já passou o antivírus no seu celular hoje?

'Hacker aqui'

Nosso colunista Matheus Pichonelli conversou com Walter Delgatti, mais conhecido como "hacker de Araraquara", responsável pelo vazamento de conversas no Telegram relacionadas à operação Lava Jato. À espera do julgamento, Delgatti contou detalhes da sua rotina, o desejo de receber um indulto de Lula e suas impressões sobre as personalidades hackeadas, cujos diálogos entregou nas mãos do portal The Intercept Brasil. O vazamento histórico deu origem à Vaza Jato — e às consequências políticas que provocou no país.

'Rei da Boca do Lixo'

Toda quinta-feira, um músico e um psiquiatra se unem para fazer um show de calouros na "cracolândia". O repórter Mateus Araújo conta como funciona o show, que é parte do projeto Teto, Trampo e Tratamento, tocado pelo músico MC Nego Bala e pelo médico Flávio Falcone, que saem com uma rádio itinerante pelas ruas do centro de São Paulo, convidando usuários de crack a cantar, rimar e a votar nos melhores.

Luto tecnológico

Para algumas pessoas, o Google Street View é mais do que um aplicativo para encontrar ruas e lugares. Nosso colaborador Jorge Cosme foi ouvir as pessoas que recorrem ao Google Street View para ver imagens de seus familiares mortos registradas na ferramenta. Recentemente, um dos entrevistados teve uma postagem viralizada, ao publicar um relato com o print de uma imagem da mãe, na rua onde morava.

Mandinga indígena

Edison Veiga traz uma história inusitada, que resume a origem do sincretismo religioso afro-luso-índio-brasileiro. No século 18, o indígena Miguel Ferreira Pestana fez uma mandinga africana no Espírito Santo e foi perseguido pelas autoridades no Rio de Janeiro e levado à Lisboa para ser julgado (e condenado) pelo Tribunal do Santo Ofício.

Aba Anônima

Você ama o TAB, mas já tá sabendo que temos uma sessão reservada só para assinantes, onde publicamos um conteúdo mais...safadinho? Pois muito que bem: se você tem mais de 18 anos, aconselhamos fortemente que você assine o Aba Anônima, um projeto especial pra gente falar, escrever e mostrar tudo sobre sexo, sem a parte chata da censura.

Esta semana o Aba Anônima publica um relato em primeira pessoa de P.B* (codinome de uma profissional do sexo brasileira que vive em Nova York) sobre um serviço de massagens que ofereceu a um cliente e que acabou a surpreendendo com uma bela noite de sexo.

Fast-food & castigo

Foi por causa da rivalidade no futebol que um gerente do Burger King resolveu castigar inúmeras vezes o jovem Paulo Ricardo de Jesus, na época funcionário do restaurante. Em um desses castigos, segundo a reportagem de Felipe Pereira, Paulo ficou preso por minutos dentro do freezer onde trabalhava. Ele acaba de receber uma indenização trabalhista de R$ 7 mil e conversou com o TAB.

Justiça eleitoral tiktoker

Ao notar a redução no número de jovens se registrando para votar, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra entendeu que as redes sociais poderiam ser o melhor caminho para captar essa demografia. O jornalista Vinicius Konchinski foi atrás da equipe de redes sociais do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), que vem fazendo sucesso no TikTok tirando dúvidas e incentivando jovens a votar nas eleições de 2022. A equipe é composta por duas estagiárias e Beatriz Artigas, 21, gerente de redes sociais do tribunal.

Choro, confissão e mea-culpa

Como lidamos com um agressor de mulheres? No interior de São Paulo, o projeto MAN (Masculinidades Ampliando a Natureza), encabeçado pelo Poder Judiciário e Ministério Público, promove um grupo de apoio para homens condenados por violência contra a mulher. A participação é obrigatória e o jornalista Rodrigo Ferrari relata que os encontros são no estilo dos Alcoólicos Anônimos, com reuniões em que os participantes têm a oportunidade de desabafar e ouvir os demais.

Nova vida pelo rap

Depois de passar quase 20 anos em situação de rua, o rapper Shackal deu a volta por cima. Em entrevista a Fabiana Batista, um dos precursores do hip-hop no Rio de Janeiro está organizando a revitalização de um beco na Lapa com grafite, e embarca nesta semana para o Vancouver Mural Festival, no Canadá.

Da newsletter da Daniela Pinheiro

Na última edição, a jornalista entrevistou Myriam Taylor, empresária portuguesa negra, de ascendência angolana, que há 20 anos foi presa após sofrer racismo num restaurante de Portugal. Na conversa, Taylor reflete sobre o racismo imutável dos portugueses, que se recusam a rever seu passado colonialista. Para receber por e-mail e ler na íntegra as próximas newsletters da jornalista Daniela Pinheiro, cadastre-se aqui.

********

COLUNISTAS