SOCIEDADE

CANÁRIO PISTOLA

Conheça a origem de operações da PF com nomes inusitados

Com erudição e criatividade, decifrar os nomes de operações da PF às vezes exige uma investigação. Fomos atrás desses batismos inusitados e reunimos alguns dos trocadilhos mais marcantes.

LAVA-JATO & AFINS

A posição oficial da PF costuma ser a de que cada delegado nomeia suas operações, mas uma reportagem de 2007 da revista Piauí aponta que toda essa criatividade tem (ou pelo menos tinha) nome. 

BATISMO DE OPERAÇÃO

Crédito da imagem, se necessário

Zulmar Pimentel, então diretor-executivo, teria sido responsável por começar a batizar as operações com referências bíblicas, literárias, etc. Até ser afastado por suspeita de vazar informações. 

SIGILO, PERO NO MUCHO

No entanto, mesmo sem a presença do suposto padrinho das operações, os delegados parecem ter pegado o jeito e continuaram com os trocadilhos e referências (por vezes bem obscuras e eruditas).

Considerada a pioneira no batismo criativo de operações, a Arca de Noé foi deflagrada em 2002 e prendeu João Arcanjo Ribeiro, suspeito de ser chefe do crime organizado em MT.

OPERAÇÃO ARCA DE NOÉ

Operação Praga do Egito ou Gafanhotos: desarticulação de esquema de corrupção em que funcionários fantasmas "comiam a folha de pagamento" do governo de Roraima em 2003.

OPERAÇÃO GAFANHOTOS

Operação Canário Pistola: Apreensão de pássaros silvestres, munição e armas no sudoeste do Paraná Era 2018, pleno ano de Copa do Mundo marcada pelo nosso mascote mal-humorado.

MASCOTE BOLADO

Operação Senhor dos Anéis: no dia Mundial do Meio Ambiente, em 2007, a PF foi atrás de falsificadores de anilhas de identificação de pássaros em SP e MG.

SENHOR DOS ANÉIS

Operação Que País é Esse?: 10ª fase da Lava Jato, faz referência a frase dita pelo ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque. Coincidência ou não, é xará do autor da menção original, o Russo.

É A P* DO BRASIL

 Em 2005, a PF prendeu empresários suspeitos de “driblar” a legislação e usar um esquema de transações financeiras ilícitas em negociações de jogadores de futebol. 

OPERAÇÃO FIRULA

Investigou contratos entre empresas de alimentação e o governo do estado do Rio de Janeiro. A PF afirma que as empresas repassaram propina ao poder público durante uma década.

OPERAÇÃO RATATOUILLE

 “Uma alusão à gíria dos frequentadores de festas raves”, explicava a Folha de S. Paulo em 2007, quando foi deflagrada essa operação contra tráfico de drogas sintéticas.

OPERAÇÃO GOOD VIBES

Em 2017, todo mundo ficou preocupado com a possibilidade de estar comendo carne com papelão, lembra? A PF investigou frigoríficos e pessoas ligadas ao ministério da Agricultura.

OPERAÇÃO CARNE FRACA

 Zulmar Pimentel foi, ele mesmo, investigado quando a PF identificou possível vazamento de informações. Era a operação Navalha, cuja lâmina fecha em si mesma. Não foi ele quem batizou.

OPERAÇÃO NAVALHA

Pimentel não foi condenado, e depois disso ocupou outros cargos públicos. A assessoria da PF não respondeu ao contato de TAB até o fechamento da reportagem.

SEGUE O BAILE

Edição
Luiza Sahd

Reportagem
Luiza Pollo

Publicado em 03 de janeiro de 2021