COMO QUINO VIROU QUINO

quadrinhos

A trajetória do cartunista que criou 'Mafalda' para o mundo

Joël SAGET / AFP / Folhapress

Quino nasceu em 1932 em Mendoza, na Argentina. Aos 12 anos perdeu a mãe e, três anos depois, o pai -- ambos espanhóis. Chegou a começar os estudos em Belas Artes, mas não finalizou. Casou-se, mas não teve filhos.

Reprodução

Reprodução/Wikimedia Commons

Ele cresceu em uma família bastante politizada e anticlerical, e ganhou o apelido porque tinha o mesmo nome de um tio. Foi o próprio, o tio Joaquim, quem o ensinou, ainda criança, a desenhar.

Em 1954, depois de levar vários "nãos", Quino teve sua primeira ilustração publicada na "Esto Es". A revista descreveu o estreante como "um novo cartunista argentino de espirituosidade penetrante, na linha lacônica".

Reprodução

Quino tornou-se conhecido principalmente pela inquisitiva e esperta Mafalda. Com eternos 6 anos, ela adorava os Beatles e vivia questionando os porquês do mundo.
 

Reprodução/Instagram

Mafalda nasceu de uma capanha publicitária de eletrodomésticos que nunca foi publicada. Suas historietas estrearam no semanário "Primera Plana" em 29 de setembro de 1964.

Reprodução/Instagram

Quino desenhou Mafalda até 1973. Foram 1.928 tirinhas da personagem, mais tarde reunidas em livros editados no mundo todo, em diversas línguas. Há quem diga que um a cada dois argentinos teve em suas mãos um livro de Mafalda.

Reprodução/Instagram

EFE

Não importa nada que eu pense sobre Mafalda. O importante é o que Mafalda pensa de mim"

Julio Cortázar, escritor argentino

No aniversário de 50 anos da personagem, em 2014, Quino afirmou que ela se mantinha atual. "Me surpreende e me deprime um pouquinho também, porque quer dizer que (o mundo) não mudou grande coisa", disse.

Reprodução/Instagram

Foram traduções em mais de 30 idiomas. Além dos livros, Mafalda passou foi parar em museus, como na exposição em São Paulo (foto), e ganhou ainda uma estátua em Buenos Aires.

Divulgação/Sylvia Masini

Quino seguiu desenhando, e morreu em 30 de setembro, em decorrência de um AVC. Influenciou diversos artistas, inclusive o argentino Liniers, que chegou a dizer: "aprende-se a ser boa gente lendo Quino".

Reprodução/Instagram

Arte
Carol Malavolta

Edição
Luiza Sahd

Reportagem
Luiza Pollo

Publicado em 1º de outubro de 2020.

Continue navegando pelo TAB