SOCIEDADE

injeção de ânimo

Confira as diferentes estratégias para convencer a população a se vacinar contra a covid-19

De jingles e vídeos emotivos a apelos pela vida do rei, várias nações começaram suas campanhas de vacinação contra a covid-19. TAB elege os exemplos mais criativos para convencer o povo a se vacinar.

VACINAR É PRECISO

Vídeo começará em breve

A campanha de Israel, país que se destacou pela rapidez na vacinação, foi uma das que mais fizeram sucesso. No vídeo, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu rebate argumentos negacionistas com bom humor.

CONTRA AS FAKE NEWS

VAI ENCARAR?

Para animar os cubanos a tomarem a Abdala e a Soberana 2, o grupo pop Buena Fe gravou música com clipe e tudo. Um trecho: “Orgulho para o honesto / vegonha para o covarde.”

Nos EUA, uma das diversas peças publicitárias apela ao esporte. “Back in the game” (de volta ao jogo) mostra torcidas e times em ação. No final, a mensagem: “As vacinas contra a covid chegaram. Vemos vocês em breve.”

ESPÍRITO ESPORTIVO

Exemplo de combate à pandemia, a Nova Zelândia fez uma série de diários em vídeo da diretora do Centro de Aconselhamento sobre Vacinação na jornada de imunização. Há também vídeos de informações gerais.

O SONHO NEOZELANDÊS

Vídeo começará em breve

No Butão, onde 93% da população (aprox. 800 mil pessoas) já receberam a 1ª dose, o rei sugeriu que só se vacinaria após todos estarem protegidos. Isso serviu de apelo para os cidadãos se imunizarem logo.

VIDA LONGA AO REI

Vídeo começará em breve

Aqui no Brasil, temos um jingle animando a população a se imunizar para retomar a vida e o trabalho. Zé Gotinha e família também ganharam foram os astros do vídeo mais recente -- mas a vacinação anda a passos lentos.

GOTA A GOTA

Os franceses estão sonhando com o que poderão fazer no pós-vacina. Abraçar os netos e jogar rúgbi são os sonhos retratados na publicidade, destacando que a picadinha não vai doer nada.

SÓ VANTAGENS

Com o ministro da Saúde como garoto-propaganda, a África do Sul lançou a campanha #VacciNation, e tem uma série de vídeos explicativos sobre os imunizantes, além de depoimentos de quem já se vacinou.

EU JÁ, E VOCÊ?

Vídeo começará em breve

A Argentina resgatou imagens de um triste ano de distanciamento social para anunciar que a espera chegou ao fim, e que o país já está vacinando. “Chegou o dia de dar o braço.”

FIM DO SOFRIMENTO

Na Rússia, Vladimir Putin tenta convencer a população a se vacinar, apesar das desconfianças com a Sputnik V. A vacina, aliás, tem uma conta no Twitter que oferece até prioridade na fila aos seguidores.

TURISMO DE VACINA

A Itália foi um dos países em que a covid-19 se alastrou mais rápido no início da pandemia. Em janeiro de 2021, o governo lançou a campanha “A Itália renasce como uma flor - vacinação anti covid-19”. 

RENASCENÇA ITALIANA

O ministério da Saúde australiano transformou seu YouTube em um hotsite sobre covid. Há uma seção dedicada a informações sobre vacinação, com vídeos específicos para grupos como idosos e aborígenes.

INFORMAÇÃO PARA TODOS

Vídeo começará em breve

E, para quem não se empolgou com a campanha do seu país, o Google tentou emocionar com o anúncio que mostra buscas como “encontro de família com distanciamento” mudando para “encontro de família”.

REENCONTROS

Edição
Luiza Sahd

Reportagem
Luiza Pollo

Publicado em 30 de maio de 2021.