Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Trajetória de conquistas

Entre desafios e muito movimento, Laura é influenciadora, recepcionista e motorista com Down

oferecido por Selo Publieditorial Divulgação

"Aqui em casa, literalmente, genética não é destino", conta a alagoana Laura Simões, 20, em um de seus vídeos como influenciadora digital. Como muitas jovens de sua idade, ela empreende nas redes sociais ao mesmo tempo em que trabalha em um emprego de tempo integral, namora, malha, estuda inglês e sonha com o futuro.

Também como tantas outras, Laura é uma pessoa com síndrome de Down. Mas, como ela mesma tão bem explica, isso nunca foi encarado como algum tipo de sentença. "Sempre fui muito amada. Parece que não nasci sozinha: nasci com uma família, e essa família faz de tudo para mudar meu destino".

De fato, desde pequena ela foi estimulada pelos pais e pelo irmão para que pudesse desenvolver todos os seus potenciais e sua autonomia. Assim, vem acumulando conquistas ao longo da vida. No começo deste ano, ganhou o noticiário de todo o país por conta de uma dessas vitórias: Laura faz parte das pessoas com Down no Brasil a tirar a carteira nacional de habilitação. "Sempre achei que fosse tirar a carteira normalmente. Mas sabia que seria algo inusitado", conta. Inusitado para os outros, claro. Porque na casa de Laura, nada mais esperado do que suas conquistas.

Ela fez o processo como qualquer outro motorista, com autoescola, treino e estudo. Hoje, dirige todos os dias para ir e voltar do trabalho, trajeto que enfrenta no horário de pico e com trânsito pesado. "Caminhos diferentes, só no final de semana", conta. "Quando essa pandemia acabar vou dar um rolê no Brasil inteiro - e quem sabe até fora!".

Mesmo sendo algo esperado por ela, Laura comemora a habilitação com muito carinho, assim como cada um de seus passos.

"Tenho muita conquista, muita conquista mesmo. Cada dia eu vou evoluindo mais, melhorando como profissional e como pessoa. É maravilhoso levantar e fazer alguma coisa".

"Quero viver a vida intensamente, não só ficar olhando". E é isso mesmo que ela faz. Há alguns meses, começou a namorar um amigo de infância que reencontrou por meio de amigas em comum. "Premeditadamente", ela ri.

"Está sendo ótimo. Temos muito em comum. Além da diversidade, - ele é autista - adoramos música". Além de músico, Lucas estuda jornalismo. "Ele escreve e fala muito bem", elogia. Laura lembra que a síndrome de Down "não é incompatível com o mundo". E assim vive. Depois de uma infância cheia de amor e amigos, formou-se numa escola regular e agora pensa em seguir estudando. "Penso em conseguir um trabalho onde possa ser mais proativa, me desenvolver mais profissionalmente", ela conta. Quem sabe a área de marketing ou eventos? São essas que vêm à mente quando planeja voltar a estudar.

Por enquanto, vai contando sua história nas redes. "Para mim, saber me expressar, saber falar com as pessoas, já é uma grande conquista. Porque falar transforma".

Veja também

Abrindo caminhos

Aos 21 anos, Giva vive de criar soluções como a empresa que coloca as favelas no e-commerce brasileiro

Ler mais

Movimento que vale ouro

Enquanto estuda, empreende e ajuda a mãe, Lucas Verthein é um atleta já de olho na próxima conquista

Ler mais

Corrida com obstáculos

Atleta do decatlo e motorista, Jefferson Santos se reinventa para seguir em movimento rumo a suas conquistas

Ler mais

Movimento rumo ao infinito

Estudante paranaense batalha pela conquista do título de primeira brasileira astronauta

Ler mais

Pretos que voam e conquistam

Comissárias criam movimento "Pretos que Voam" para aumentar a representatividade negra na aviação brasileira

Ler mais

Movimento leva à conquista

Marca de lubrificantes Mobil™ traz histórias de quem não permitiu que a vida os fizesse parar

Ler mais

Essa história é parte de uma série, oferecida pela marca de lubrificantes Mobil, que celebra movimentos e conquistas. São pessoas com trajetórias inspiradoras, olhar inovador e muita determinação, que seguem sempre se movimentando para criar novos caminhos.

Topo