Só para assinantesAssine UOL

O fator surpresa que frustrou um dos maiores roubos a bancos do Brasil

Na manhã de 30 de agosto de 2021, as manchetes de todos os veículos de comunicação levaram Araçatuba, no interior de São Paulo, a destaque nacional. Um bando de 39 criminosos atacou os dois batalhões de polícia da cidade com armamentos pesados, deixou bombas espalhadas pelo centro e fez reféns como escudos humanos.

O ato violento, que terminou com dois inocentes assassinados, tinha como objetivo levar dinheiro e joias de dois bancos. Ao todo, os ladrões levaram o equivalente a mais de R$ 3 milhões. Em tese, um roubo bem sucedido. Mas passou longe do objetivo, que era fazer um dos maiores assaltos a bancos da história do país, na casa dos R$ 400 milhões.

O que quase ninguém sabia é que um fator surpresa frustrou a ação dos bandidos. O UOL teve acesso a um inquérito sigiloso da Polícia Civil e revela pela primeira vez que um atirador que não participava oficialmente da operação se escondeu em um terreno escuro nos arredores e baleou dois criminosos usando um fuzil de mira óptica.

Seu nome é Walter Robson Meglio*, segundo-tenente da reserva da PM. No documentário "Cidade Dominada", que o UOL estreia hoje, ele narra à reportagem o minuto-a-minuto da ação que mudou completamente o curso do mega-assalto de Araçatuba.

Assim que Meglio derrubou o segundo assaltante com um tiro à distância, os demais criminosos receberam a ordem de resgatar os baleados e bater em retirada. Na fuga, colocaram os reféns Márcio Possa e Eduardo Loiola sobre os capôs dos carros. Houve intensa troca de tiros. Possa morreu e Loiola feriu-se gravamente.

Polícia Civil e Ministério Público, responsáveis por investigar as mortes, só ouviram os PMs, deixando de ouvir os reféns sobreviventes. Com discurso uníssono, o caso teve pedido de arquivamento feito pelo MP por falta de elementos probatórios. A Justiça ainda não decidiu.

Dois anos após o acontecido, a reportagem do UOL foi a Araçatuba e conversou com familiares das vítimas, testemunhas, policiais envolvidos na operação, além do segundo-tenente Meglio, o atirador. "Cidade Dominada" conta a história de um plano que parecia perfeito, mas que terminou em fracasso para qualquer um dos lados que se olhe.

Assista acima à íntegra do documentário "Cidade Dominada".

* O policial havia pedido para não ser identificado, mas autorizou a publicação de seu nome completo após as gravações.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes