Há mais de 20 anos trabalhando com o setor, Paulo Machado faz questão de utilizar o termo "clube de swing" para sua balada, como forma de se distinguir do que chama de baladas liberais.
A Villa Imperium, criada em 2017, é herdeira da Casablanca, aberta em 2004 sob pedido da comunidade do swing para um espaço para poder liberar o tesão lá mesmo, sem ligação emocional, segundo ele. Ambas se distinguem, para ele, do primeiro projeto no ramo liberal, a Nefertiti.
Aberta nos anos 1990, a "avó" da Villa Imperium foi concebida como uma balada liberal, sem labirinto, mas com shows de strippers, um balcão longo onde mulheres dançavam, instigando o que ele chama de "sensualismo e erotismo". O conceito de swing ele só viria a conhecer no futuro, por um famoso apresentador de TV, e a pedido de swingers raiz que, segundo ele, sentiam falta de um espaço.
Além das cabines e salas para casais -- algumas com janelas, outras totalmente escuras; diversidade não falta --, a casa conta ainda com jaula e quarto com aparelhos de bondage e sadomasoquismo. "A maioria dos casais querem é realizar uma fantasia que não conseguem em outro lugar", diz Diego Ribeiro, outro membro da equipe da balada.
As terças-feiras são curiosamente um dos dias mais cheios da Villa Imperium. Com programação de sertanejo e paredão, a "Terçaneja" atrai um público menos assíduo do swing e universo liberal, com perfil mais popular. O "open chopp" ajuda a animar os mais tímidos, enquanto a banda ao vivo e seu vocalista performático embala homens e mulheres. Desenvolta, uma morena alta e bonita é convidada por ele ao palco e juntos dançam se esfregando, provocando gritos na plateia.
Apesar dos seguranças, é difícil para as mulheres escaparem do assédio de solteiros indesejados, o que exige, mais do que jogo de cintura, um "chega pra lá" mais vigoroso por parte do casal. Uma lição importante para os novatos e mais ainda para veteranos da troca de parceiros.
SERVIÇO
Villa Imperium: Av. Chibaras, 992, Moema, São Paulo, tel.: (11) 5051-5057. Funciona de terça a domingo. De ter. a sáb., das 21h às 5h; dom. das 21h às 4h. Os preços variam de acordo com a atração da noite.