Topo

Notícias


Estudante do MIT cria dispositivo que lê a mente

Arnav Kapur usa primeira versão do AlterEgo - Lorrie LeJeune
Arnav Kapur usa primeira versão do AlterEgo Imagem: Lorrie LeJeune

Do TAB, de São Paulo

06/08/2019 13h27

Parece magia, mas é tecnologia: já existe uma tecnologia capaz de ler a mente humana. Arnav Kapur, estudante de 24 anos do MIT, criou um dispositivo que pode entender o que o ser humano quer dizer sem que seja preciso abrir a boca. E a parte mais inovadora é que ele pode dar respostas.

A primeira versão do AlterEgo parecia um telefone que ficava acoplado no pescoço. A mais recente é um adesivo, que foi apresentada em abril deste ano, em Vancouver (Canadá).

O dispositivo consegue ler sinais neurais dos músculos do rosto e das cordas vocais quando falamos sozinhos, mesmo sem abrir a boca, e enviar respostas por meio de um microfone que conduz o som através do crânio.

"Os sensores do dispositivo pegam esses sinais internos da cavidade profunda da boca, e o programa de inteligência artificial os traduz e alimenta de volta a resposta via condução óssea para o ouvido do usuário", explicou Kapur durante uma palestra do TED.

Para o pesquisador, a ferramenta poderá auxiliar as pessoas a melhorarem a cognição e pode ajudar quem sofre com problemas de fala. No futuro, Kapur espera que o dispositivo possa entender e traduzir outras línguas também, quebrando barreiras de comunicação no mundo.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias