Topo

Lembra da internet dos anos 1990? Agora ela pertence a um museu

Site da Apple em 1994 - Reprodução
Site da Apple em 1994 Imagem: Reprodução

Do TAB, em São Paulo

27/08/2019 16h19

Esqueça a estética limpa e o design minimalista da Apple. Uma olhada no site da empresa em 1994 vai te mostrar uma Apple completamente diferente. Naquela época, a empresa ainda usava uma versão em arco-íris do seu icônico logotipo, e as cores riscavam toda a página para apresentar as opções do menu. A julgar pelos padrões de design atuais, o visual é terrível.

Você pode visualizar este e outros registros da época no site Version Museum. Nele, é possível acompanhar a evolução de outras tecnologias e a estética antiga de gigantes da internet, como Facebook e Amazon, aplicativos como Microsoft Word e Internet Explorer e jogos populares como Mario Kart e Grand Theft Auto.

O criador do site, apresentado apenas como Alex, conversou com o site norte-americano Slate sobre a ideia de reunir, como em um museu, instantâneos de uma época em que muitas dessas tecnologias de hoje ainda eram fantasias dignas de ficção-cientifica.

"Tenho boas lembranças de muitas das primeiras versões dessas tecnologias e acho que quando as pessoas usam computadores e sites ou jogam videogame hoje em dia, eles não percebem que estivemos em uma jornada de décadas para chegar onde estamos hoje", explica.

Para as gerações mais jovens que nunca usaram essas versões mais antigas, é uma janela para a internet do passado nunca antes vista. O filho de Alex, um nativo digital, ficou surpreso com a experiência. "Sua mente fica confusa como as coisas eram tão básicas em comparação com hoje", diz Alex.

Além da diversão dos adolescentes ou da nostalgia dos adultos, o museu desempenha um papel cada vez mais importante: preservar mundos digitais que, de outra forma, poderiam ser perdidos à medida que sites e softwares atualizam sua aparência.

"Durante o início da era da internet, os dias jurássicos da web, a era da proto-internet, era como o oeste selvagem", diz Alex. "Você vê uma incrível explosão de criatividade nos anos 1990 e início dos anos 2000 e, na minha opinião, muito disso convergiu para uma abordagem mais comum [da interface do usuário]."

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.