Topo

Ser produtor cultural é tirar leite de pedra: constância é importante

Produtora cultural Ciça Pereira - Divulgação
Produtora cultural Ciça Pereira Imagem: Divulgação

Do TAB

14/03/2020 04h00

No sexto episódio do podcast "Fora da Curva", Monique Evelle entrevista a empreendedora e produtora cultural Ciça Pereira. Um dos temas da conversa foi a consistência necessária para produção de projetos e como as redes sociais criaram uma espécie de "era da superficialidade", que faz com que produtores culturais falem de assuntos que não dominam (ouça a partir de 34:52).

"Respeitar o processo! Não adianta criar um festival monstruoso, um Lollapalooza amanhã. Quanto tempo demorou para esse projeto estar assim hoje? Eu ouvi recentemente do Fabrício [Nobre], que é produtor do Festival Bananada, em Goiânia, que é case de sucesso, e ele conta que a primeira edição aconteceu num bar, com oito pessoas [...], ele não desistiu de fazer e isso é importante também, não desistir, reformular sempre!", alertou Pereira, que atualmente gerencia carreiras, projetos e faz representação comercial de artistas como Quebrada Queer.

Pereira também comentou sobre a importância de buscar profissionais que saibam fazer. "Não adianta você achar na sua cabeça que você é ótimo se comunicando e ao mesmo tempo ótimo na parte estrutural porque o palco do seu festival vai cair [...] Como temos essa prática de dizer que tiramos leite de pedra, que a gente não tem grana, eu entendo que às vezes não você não vai conseguir contratar uma assessora de imprensa, mas você pode formar pessoas que têm potência para ser e podem construir com você essa caminhada", explicou ela.

Reformular-se, insistir na ideia e não se acomodar foram temas que permearam a conversa. Pereira usou a cantora Anitta como exemplo dessa movimentação constante (a partir de 46:22): "Se emocionar é achar que você conseguiu chegar em um lugar e agora você não precisa continuar trabalhando. Um sinônimo disso é a Anitta [...], a trajetória dela é de uma pessoa que não se cansa de buscar. Ela conquistou um nicho e agora quer conquistar outro, faz ponte com outras pessoas, estuda, pesquisa, vai atrás de referências".

Ciça pereira já geriu carreiras de sucesso como As Bahias e a Cozinha Mineira e Luedji Luna, teve experiências em setores públicos, é formada em gestão e políticas públicas, atualmente é sócia-proprietária da produtora artística e cultural Zeferina Produções e é idealizadora da rede de apoio a profissionais negros Afrotrampos.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.