Topo

Startup sueca cria bicicleta feita com 300 cápsulas de café recicladas

Empresa sueca cria bicicleta com cápsulas de café - Reprodução
Empresa sueca cria bicicleta com cápsulas de café Imagem: Reprodução

Do TAB, em São Paulo

16/08/2019 17h00

Em um esforço para promover a reciclagem de cápsulas de café, a startup sueca Velósophy criou uma bicicleta feita com o alumínio do produto descartado. O projeto RE:CYCLE levou dois anos para ser concluído e usou 300 cápsulas de alumínio.

O preço do veículo é salgado. A bicicleta custa US$1.446. O projeto foi encabeçado pelo antigo diretor de marketing da Ikea, que produz móveis na Europa, Jimmy Östholm.

Cada cápsula de café pode levar até 150 anos para se decompor. Um artigo da Wired estimou que apenas 25% do que é consumido é reciclado. Em nota ao Quartz, a Nestlé afirmou que espera que a bicicleta possa inspirar mais pessoas a reciclar as cápsulas.

O maior desafio técnico para criar a bicicleta foi encontrar uma forma que converter o alumínio em um material rígido que pudesse atender a padrões de segurança da fabricação de bicicletas. "Mas não foi ciência de foguetes. Apenas levou algum tempo", afirmou Östholm.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.