Topo

'Fortalecer o autoconhecimento é fundamental para qualquer profissão'

Douglas Murilo Siqueira é coordenador do curso de administração da FESPSP    - Divulgação/
Douglas Murilo Siqueira é coordenador do curso de administração da FESPSP Imagem: Divulgação/

Do TAB

15/02/2020 04h01

No terceiro episódio do podcast "Fora da Curva", publicado neste sábado (15), a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista Douglas Murilo Siqueira, coordenador do curso de Administração da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Um dos destaques da conversa foi a importância do autoconhecimento para profissionais de qualquer setor (ouça abaixo a partir de 6:14).

"O fortalecimento da inteligência emocional e do autoconhecimento é fundamental para qualquer profissão", afirmou ele. "Com o autoconhecimento você identifica os pontos fortes e frágeis que tem, podendo buscar ajuda para melhorar aquilo que precisa ser melhorado" (no arquivo acima, a partir de 27:37).

Siqueira falou também sobre o desafio de trabalhar em equipe, algo que exige tolerância, confiança e assertividade (a partir de 22:39). "Não adianta ser tolerante e não ser assertivo. [É preciso] defender aquilo que acredita, mas abrir guarda quando perceber que a posição do outro é melhor."

Graduado em processamento de dados e em administração de empresas, Siqueira é pós-graduado em sócio-psicologia, mestre em administração na linha de gestão de pessoas, doutor em administração na linha de estratégia e tem MBA em gestão empresarial.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.