Topo

Recorde histórico de temperaturas: o que calor tem a ver com ideologia?

Turista tira fotos no Vale da Morte, na Califórnia (EUA), nesta terça-feira (18) - Getty Images
Turista tira fotos no Vale da Morte, na Califórnia (EUA), nesta terça-feira (18) Imagem: Getty Images

Do TAB

21/07/2023 04h00

As projeções estão se confirmando: pelo menos até meados de julho, nunca terá havido um verão tão avassalador no Hemisfério Norte. Do Canadá ao Japão, as temperaturas estão muitos graus acima do normal para a época. Em 3 de julho foi registrado o dia mais quente da história.

Incêncios florestais no Canadá, crise hídrica no Uruguai, frio intenso na Argentina e tempestades de verão inéditas em países como a Holanda são um dos assuntos inescapáveis dos encontros multilaterais que acontecem neste mês. John Kerry, representante da Casa Branca em assuntos climáticos, chegou a se reunir com Xie Zhenhua em Pequim.

Os dois países são os que mais lançam dióxido de carbono na atmosfera (um dos gases que provocam o efeito estufa), e precisam com urgência "tomar medidas (...) em várias frentes, especialmente nos desafios da poluição por carvão e metano", como afirmou Kerry em um tuíte após as negociações.

A grande preocupação dos ambientalistas se concentra na retomada — e cumprimento — dos compromissos assumidos nos últimos anos. Em 2015, as principais autoridades do planeta assinaram o Acordo de Paris, que estabelecia metas de redução de emissões de carbono. Mas o acordo deixou de ser respeitado por diversos governos, especialmente o de Donald Trump.

A mobilização civil que pede mais rigor no cumprimento dos acordos também tem ganhado proporções globais. Em 14 de julho, Abigail Disney, herdeira dos estúdios Disney, chegou a ser presa por participar de um protesto num aeroporto de Nova York contra o uso de jatos particulares, que contribuem para a crise climática. A jovem Greta Thunberg faz greves pelo clima e ficou conhecida por atravessar o mundo em veleiros e trens para diminuir sua pegada de carbono.

Ao mesmo tempo, "teorias da conspiração e desinformação se espalham com rapidez, e as dúvidas sobre a veracidade ou as consequências do aquecimento global reverberam nos governos de diversos países". Leia reportagem especial do TAB sobre a emergência climática e seus debates ideológicos aqui.