Só para assinantesAssine UOL

Antônio Rueda diz que acusações são falsas e nega ter comprado aeronaves

Um piloto que trabalhava para lideranças do PCC afirmou em depoimento à Polícia Federal e em entrevista ao ICL Notícias que o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, está entre os verdadeiros donos de quatro dos dez jatos executivos operados por uma empresa de táxi aéreo.

Mauro Caputti Mattosinho, 38 anos, disse que Rueda era citado por seu chefe como o líder de um grupo que "tinha muito dinheiro que precisava gastar" na compra de aeronaves, avaliadas em milhões de dólares.

O ICL Notícias e o UOL apuraram que duas aeronaves atribuídas por Mattosinho a Rueda pertencem a fundos de investimentos que têm apenas um controlador final, cujo nome não é divulgado.

Uma terceira aeronave está em nome de uma empresa registrada na periferia de Imperatriz (MA). Em entrevista, a única sócia da empresa disse desconhecer a firma e a aeronave.

Na entrevista em vídeo, Mauro Mattosinho reafirmou ter transportado em voo uma sacola de papelão que aparentava conter dinheiro vivo, na mesma data em que Beto Louco mencionou a outros passageiros que teria um encontro com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, conforme revelou o ICL Notícias no dia 1º deste mês.

Veja o que dizem os políticos e as empresas citadas na reportagem:

Antônio Rueda

Antonio Rueda já voou em aeronaves particulares em voos fretados por ele ou como convidado. Nunca foi e não é dono de aeronave. Costuma realizar seus deslocamentos em voos comerciais.

Ele não tem relação com a Bariloche Participações S.A., tampouco é ou foi cotista do Viena Fundo de Investimento Multimercado.

Continua após a publicidade

Não é verdade que tenha viajado em Gulfstream para a Grécia - utilizou voo da British Airways - nem que tenha adquirido a aeronave.

Também não tinha conhecimento de que a TAP fosse utilizada por pessoas investigadas.

Rueda não vê qualquer motivo para ter sido citado como proprietário das aeronaves mencionadas, o que é falso, e repudia com veemência qualquer tentativa de vincular seu nome a pessoas investigadas ou envolvidas com a prática de algum ilícito.

Ciro Nogueira

Antes da publicação da primeira matéria do ICL Notícias sobre o assunto, Ciro Nogueira negou ter "tido proximidade de qualquer espécie" com Beto Louco e também negou ter recebido qualquer valor. Ele enviou ofício ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pedindo que o caso fosse investigado.

Ele afirmou ter colocado seus sigilos bancários, telemáticos e telefônicos à disposição da Justiça e ingressou com processo contra o ICL Notícias, pedindo pagamento de indenização por danos morais.

Continua após a publicidade

O veículo informou que considera o gesto uma tentativa de assédio judicial e que "reafirma a qualidade de suas práticas jornalísticas".

Na ocasião, Ciro divulgou o número de telefone do repórter que lhe enviou as perguntas, o que foi objeto de críticas por parte de organizações de defesa do jornalismo.

A assessoria do senador foi procurada terça e quarta-feira para que ele comentasse as alegações do piloto, mas não se manifestou.

Táxi-Aéreo Piracicaba (TAP)

A TAP atua há 35 anos no fretamento de aeronaves privadas. A empresa desconhece qualquer declaração atribuída a funcionário sobre aquisição de aeronaves, sempre atuou em observância à lei e não tinha conhecimento do envolvimento de investigados na Operação Carbono Oculto até sua deflagração. Por fim, não pode fornecer informações sobre clientes ou passageiros sem autorização destes ou por requisição das autoridades competentes.

Caio Vieira Rocha, sócio da Fênix Participações

Antonio Rueda não é proprietário da aeronave PR-JRR e nem sócio de nenhuma das 3 empresas sócias da aeronave.

Continua após a publicidade

RZK Empreendimentos Imobiliários

O Grupo nunca vendeu aeronave ao Sr. Rueda. Ele jamais atuou como intermediário em qualquer compra e venda e muito menos participou das negociações. A aeronave citada foi regularmente vendida à Fênix Participações Ltda., em conformidade com todas as normas legais, devidamente registrada na Anac.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.