Topo

A própria casa pode ser um ambiente hostil às minorias, diz psicólogo

O psicólogo Gabriel Leal, entrevistado no 13º episódio do "Fora da Curva" - Arquivo pessoal
O psicólogo Gabriel Leal, entrevistado no 13º episódio do "Fora da Curva" Imagem: Arquivo pessoal

Do TAB

09/05/2020 04h00

O psicólogo Gabriel Leal afirma que a pandemia vai mexer ainda mais com saúde mental da população LGBTQ+. Fundador da Redes Vivas, plataforma de atendimento psicológico online voltado à população negra e LGBTQ+, Leal conversou com a jornalista Monique Evelle no episódio 13 do podcast "Fora da Curva", que vai ao ar às quintas-feiras pelo TAB.

"Quando a gente fala, por exemplo, da saúde da população LGBT e as violências que essa população sofre, é justamente a violência intrafamiliar uma das primeiras, pela não-aceitação da identidade de gênero ou da orientação sexual [...] nesse quadro onde a gente precisa ficar em casa, e essa casa é um espaço majoritariamente hostil para essas populações, é pensar de fato o quanto potencializa esse processo na pandemia", comenta Leal (ouça abaixo a partir de 3:13).

A conversa teve como tema a saúde mental e Monique pediu para que o psicólogo desse dicas para amenizar a sensação de isolamento, principalmente para quem não pode recorrer a uma terapia. "Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do estresse. [...] o que é que você tem de estratégia já em relação a outros momentos difíceis que você passou. O que é que você fez para se acalmar. Acho importante resgatar isso, resgatar esse lugar de conhecimento. Que pode ser meditação, pode ser leitura, pode ser a música, pode ser a arte, mas sempre entendendo o que é que você enquanto pessoa [...] pensa sobre isso", apontou Gabriel (a partir de 11:35).

O psicólogo também falou da importância do atendimento feito à distância durante a pandemia. "Quando a gente lançou a plataforma, as pessoas já questionavam o atendimento online, porque a nossa profissão em si preconiza o contrário. Então, esse acolhimento parte justamente de estar com o outro, ouvir o outro e em qualquer lugar a gente vai ter perdas [...] Só que aí, a gente precisa se reinventar [...] ou você faz online ou você deixa o sujeito que era acompanhado por você à mercê", disse o psicólogo (a partir de 14:44).

Gabriel Leal é graduado em psicologia, membro do Observatório de Racialidade e Interseccionalidade da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e atua como psicólogo no Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" uma "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.