PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #2: Por que precisamos de influenciadores?

Do TAB

06/02/2020 04h00

No segundo episódio do podcast "Fora da Curva", publicado nesta quinta-feira (6), a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista a jornalista e consultora em marketing de influência Mariana Lemos.

Lemos deu dicas de como esses profissionais podem cobrar por seu trabalho, o que fazer para se destacar, como micro e nanoinfluenciadores (com menos de 10 mil seguidores) podem fazer parcerias com empresas, além de responder por que precisamos de influenciadores (este trecho aparece no arquivo acima a partir de 39:13).

"A gente se aproxima muito mais do indivíduo do que da corporação. Os influenciadores cumprem esse papel de humanizar marcas que têm histórico de tanta frieza na relação com os consumidores, eles me aproximam do que aquela marca pode entregar. Cumprem esse papel de um jeito mais humano", afirmou ela, que é assessora de Ana Paula Xongani, empresária do ramo da moda e de conteúdo.

Lemos deu o alerta sobre a importância da transparência nessas parcerias: "Se eu perceber que a relação do influenciador com a marca é honesta, isso é potência pura. Se eu perceber que é uma forma de fazer publicidade vazia, eu provavelmente não vou comprar".

Logo no início do episódio (a partir de 01:54), Lemos lista os principais erros cometidos por influenciadores. "O primeiro é a falta de autoconhecimento ou da própria potência como influenciador. Saber vender o próprio peixe é fundamental, então fico muito angustiada quando vejo influenciadores incríveis, com uma narrativa sensacional, que não têm um mídia kit básico", afirmou ela, para quem esse kit deve conter uma breve descrição de quem é a pessoa, como ela conversa com a marca e números (métricas) relacionados ao trabalho nas redes sociais.

Outros erros são não engajar com a audiência ("se não interagir, o público não engaja e você não vai ser relevante para a marca", afirmou ela, classificando essa ação como "postei e saí correndo") e não medir os resultados do trabalho.

Com passagem por áreas de relacionamento institucional em agências de comunicação e marcas como Nestlé, GPA, Casas Bahia, Pontofrio e CDN, Lemos hoje também atua na diretoria comercial do do Dibradoras, produtora de conteúdo sobre protagonismo da mulher no esporte. Como autônoma, realizou trabalhos para Bradesco, Globosat, TNT Energy Drink, Magazine Luiza, Natura e Avon, entre outras.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.