PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #16: 'O único jeito de ver como vai ser o novo mundo é fazendo'

Mais Fora da Curva
1 | 23

28/05/2020 04h00

No episódio 16 do podcast "Fora da Curva", a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista Barbara Soalheiro, fundadora do Mesa Company. A empresa, focada em encontrar soluções rápidas para empresas e marcas, criou um método de trabalho em equipe que tem como objetivo liberar todo o potencial das pessoas em uma jornada de trabalho curta e mais propositiva.

Logo no início do programa, Soalheiro explica como surgiu a ideia do projeto, ao analisar a impossibilidade de aplicar fórmulas prontas em um mercado colapsado (ouça a partir de 1:16).

"Teve um momento ali em 2008, quando a economia colapsou, o mercado financeiro colapsou, que eu fiquei muito com essa sensação assim — cara, vai mudar cada vez mais rápido e o único jeito de resolver uma coisa vai ser resolvendo. Que parece uma obviedade, mas é meio daí que nasce a Mesa. O único jeito de você ver como vai ser o novo mundo é fazendo o novo mundo", lembrou ela.

Lançada no cenário global, a consultoria já prestou serviços para nomes como o atleta Kobe Bryant da NBA, falecido em janeiro de 2020. Soalheiro explica os processos que possibilitaram essa abertura e credibilidade internacional. "Não conheço [...] ninguém no mundo que tenha esse compromisso com resultado que a Mesa vende. Que foi o que nos permitiu ir para os Estados Unidos, abrir a Mesa globalmente. É uma promessa muito alta. O que estou te vendendo é o resultado, as pessoas pagavam para ver isso [...] é difícil uma empresa brasileira abrir um mercado como os Estados Unidos" (a partir de 4:14).

Os "rituais" de trabalho no Mesa exigem empenho e muito afinco dos times escolhidos, que passam cinco dias totalmente debruçados sobre o projeto e não podem nem mesmo ficar com o celular em mãos, para evitar distrações.

"Tem alguma parte do nosso cérebro que acha que existe um jeito certo de fazer coisas e que você ainda não aprendeu aquele jeito [...] Eu ainda não caminhei esse caminho, eu não tenho o mapa desse caminho. Então, eu não sei fazer [...] Quando se colocam muitos rituais, ajuda as pessoas a entrarem em um universo específico e ali elas se permitem tentar, elas se permitem ser mais do que elas são no dia a dia delas", comentou Soalheiro (a partir de 6:32).

Barbara Soalheiro tem graduação em jornalismo, já trabalhou na Editora Abril e teve passagens na Fabrica, centro de comunicação de Benetton, empresa transnacional italiana onde foi editora-chefe. A Mesa Company já atendeu clientes como Nestlé, Fiat, Natura, Coca-Cola e UOL.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.