PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #12: Tecnologia nos conecta na pandemia. E se ela for o 'cigarro do futuro'?

Do TAB

30/04/2020 04h01

No décimo segundo episódio do podcast "Fora da Curva", a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista a especialista em tendências Iza Dezon, sócia-fundadora da Dezon Consultoria Estratégica.

O cenário digital foi o foco da conversa, que passou por assuntos como a necessidade de contestação do excesso, accultura do cancelamento, um possível futuro otimista e quanto a tecnologia também pode ser um vício no futuro.

Foi pensando na quarentena que Dezon fez uma série de posts no Instagram, sob o título "40 dias disruptivos", e neles trabalhou tendências, pesquisas e assuntos como diversidade, felicidade e análises do que está por vir para ajudar os seus seguidores a encararem o período.

Logo no início do programa, Evelle compartilha com Dezon o sentimento da chegada ainda mais forte do digital — apesar da exaustão, já que as telas se apresentam hoje como um novo casulo (ouça a partir de 4:35).

"Abriu-se um mundo, então a gente tem uma tentação absurda para ir consumir esse mundo, porque vamos lembrar que quando a gente fala de excesso [...] também discute o excesso de informações [...] ao mesmo tempo a gente tem consciência disso que está atrapalhando nosso sono, nossas relações", comentou a especialista em tendências.

Dezon alertou, que apesar de a internet ter sido criada com o intuito de ser uma dimensão de liberdade, no futuro o uso das tecnologias poderá se assemelhar a um vício.

"Nosso uso da tecnologia hoje vai ser o cigarro do futuro [...] A gente não sabe o que fazer com elas, não tem higiene para elas", explicou (a partir de 07:19).

Iza Dezon é representante exclusiva do bureau de tendências Peclers Paris na América Latina, é formada em Fashion Styling pela escola de moda L'institut Marangoni (Paris) e é mestre em Gestão de Luxo, Moda e Beleza pelo Institut Français de la Mode (IFM).

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.