PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #1: 'Pare de resumir as nossas conquistas em sorte'

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 04h01

No primeiro episódio do podcast "Fora da Curva", de TAB, a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle recebe Lisiane Lemos, gerente de novos negócios do Google. O programa estreia nesta quinta-feira (30) e estará disponível semanalmente no UOL, nas plataformas de distribuição de podcasts e também no YouTube.

As duas destacaram a importância de estar preparadas para as oportunidades, rechaçando um discurso recorrente. "As pessoas resumem toda a nossa trajetória, todo o nosso preparo, nesse lugar de sorte. Pare de resumir tudo o que a gente está construindo em sorte", afirmou Monique (no arquivo acima, esse trecho da conversa começa em 32:30).

Lisiane destacou que, diante dessas afirmações, a ironia é o melhor caminho. "Claro que foi sorte. Troquei de empresa não porque fiz assessoria de carreira, porque pensei nisso dois anos antes de fazer a movimentação, fiz dois MBAs e faço aula de inglês toda semana. Foi muita sorte que eles me ligaram e meu currículo estava preparado."

A advogada trabalhou em iniciativas do terceiro setor, mas, ainda na faculdade, decidiu que queria atuar na área de vendas (no arquivo acima, a partir de 3:56): "Descobri algo muito importante: eu gosto muito de dinheiro. Dinheiro compra sapatos, compra viagem e transforma a vida das pessoas".

Ela continuou: "Não estamos acostumadas a dizer que gostamos de dinheiro, podem achar que você é uma pessoa sem propósito por isso. Mas gosto de dinheiro guardado no banco, de poder proporcionar experiências para as pessoas".

Ainda sobre esse tema, Monique afirmou (a partir de 23:10): "Entre mudar o mundo ou ganhar dinheiro, fique com os dois. Não é um ou outro, chega disso. Não concordo com o modelo capitalista, mas a gente precisa estar nesses lugares de decisão para pensar em soluções. Textão no Facebook é legal, no Instagram é massa, mas como a gente gera solução real?", questionou.

Na conversa, a executiva do Google falou ainda sobre o planejamento da carreira, rede de contatos, diversidade e inclusão: "Sou uma entusiasta da diversidade e da inclusão, pelo simples fato de que não quero ficar sozinha nesses espaços", conclui (a partir de 3:02). Com passagem pela Microsoft antes de ingressar no Google, ela foi premiada em 2018 na categoria empreendedorismo do Mipad (Most Influential People of Africa Descent), da ONU (Organização das Nações Unidas), que representa o título de uma das pessoas negras mais influentes do mundo.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.