Fora da Curva #18: futuro será precarizado ou empreendedor?
No segundo episódio da terceira temporada do podcast "Fora da Curva", a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista Andreza Rocha, ativista pela inclusão de pessoas negras na tecnologia e CEO e fundadora da AfrotechBR. Ouça o programa no arquivo acima.
Os oito episódios da nova temporada estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.
Discutindo qual será o futuro do trabalho no Brasil, Monique traz dados do Sebrae (2019) que apontam que 99% dos empreendimentos do país são micro e pequenas empresas, e que esses negócios são responsáveis por 27% do PIB brasileiro e concentram 54% do emprego formal. A apresentadora lembra que esse dado se refere a um cenário anterior à pandemia de Covid-19, e que o empreendedorismo por vezes acontece por uma questão de sobrevivência.
"A precarização tem mais a ver (...) com a falta de escolha. Eu não tenho escolha e vou fazer o que tem, então eu vou garantir minha sobrevivência, a sobrevivência da minha família e do modo que eu tiver, sem orientação, sem conhecimento, imediatismo, incerteza, o medo do futuro, aquilo está sempre me atravessando. Então, a precarização vai trabalhar exatamente nesses pontos: no medo, no medo de não sobreviver, no medo de não conseguir, no medo de não ter, ou na habilidade mais imediata que a pessoa acredita que tenha", comenta Andreza Rocha (a partir de 11:34).
Andreza lembra que ainda que não existe uma diferença tão concreta assim entre empreender e trabalhar de forma precarizada — são os detalhes que solidificam as disparidades. No entanto, pondera que quem experimentou o empreendedorismo neste momento [de pandemia de covid-19], ainda que por necessidade, viu que é possível viver disso.
"Quero imaginar um futuro em que essas pessoas entendam suas potências também. Aquela mãe solteira que tem filhos, que começou a fazer comida em casa, ela está empreendendo, mas por necessidade que seja, mas ela está empreendendo de alguma forma (...) Que ela consiga também nesse pós-crise enxergar que (?) está aqui uma oportunidade, que ela pode fazer disso um negócio e enfim, criar raízes (...) e, talvez, não mais aceitar uma situação precária de trabalho", comenta Rocha (ouça a partir de 12:37).
Andreza Rocha é head de operações e diversidade da Brasil JS, que produz e publica conteúdos voltados para as áreas de tecnologia e desenvolvimento web. Ela atua na área de gestão de pessoas e tecnologia há cerca de 16 anos e trabalha com comunidades de tecnologia e software.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.