PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #6: O que faz e do que vive um produtor cultural?

12/03/2020 04h00

No sexto episódio do podcast "Fora da Curva", publicado nesta quinta-feira (12), a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista a gestora de políticas públicas Ciça Pereira, sócia-proprietária da Zeferina Produções.

Pereira fala sobre os desafios da produção cultural e como é encarar um mercado com artistas que não têm recursos financeiros, além de explicar o que é, na prática, o trabalho do produtor cultural e as distâncias que existem entre a ideia e sua realização (a partir de 2:16).

"O produtor é o que faz acontecer. É o catalisador da ideia. É você materializar tanto suas ideias culturais, artísticas, quanto as mais voltadas para partes administrativas, burocráticas e afins. Quando a gente fala de produção, falamos de inúmeros produtores dentro disso. Você fala de um produtor que é da área da música e que tem uma visão muito mais voltada para música, audiovisual, artes plásticas, produtor de eventos. Então, são várias expertises dentro da produção cultural", explicou ela, que já geriu a carreira da banda As Bahias e a Cozinha Mineira e de Luedji Luna.

Ciça ainda defendeu a necessidade de o produtor se profissionalizar e ser técnico para aprender os macetes, mas que precisa, para além disso, ser uma pessoa bem relacionada e proativa: "Produtor cultural é aquela pessoa que pega e resolve, principalmente quando tem B.O. Em resumo, produtor cultural é resolver B.O".

Pereira ainda lembrou que hoje existem algumas faculdades que oferecem o curso de produção cultural, mas que a maioria dos grandes produtores que conhece não fizeram esse curso (ouça a partir de 4:56).

"Eu, por exemplo, fiz gestão e políticas públicas. Manjo muito de edital, de política cultural, e por isso comecei a utilizar os mecanismos da gestão que aprendi na faculdade para gerir pessoas. Eu conheço gestores culturais e produtores culturais que são da área da economia, por exemplo", comentou ela, que citou entre os grandes produtores Eliane Dias, empresária do grupo de rap Racionais MC's.

Pereira também é idealizadora da rede de apoio a profissionais negros Afrotrampos, teve passagens por setores públicos e atualmente gerencia a carreira dos artistas Fabriccio, Mental Abstrato, Mulamba, DJ Miria Alves e Quebrada Queer por meio da produtora artística e cultural Zeferina Produções, além de realizar a captação e gestão de projetos culturais.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.