Topo

Fora da Curva #9: Sem foco na pandemia? Quem produz muito também se sente um fracasso

Mais Fora da Curva
1 | 24

09/04/2020 04h00

No nono episódio do podcast "Fora da Curva", a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle vai a fundo nos assuntos que surgem diariamente nos tempos de pandemia.

Nos últimos anos o mundo passou por cenários de transformações, escândalos em grandes empresas como o Facebook, manifestações por todo o mundo, desastres ambientais no Brasil, e tudo isso serviu de alerta, que a gente não ouviu ou fingiu que não ouviu.

Hoje, parece que a ficha caiu. Ainda assim, tentamos costurar pára-quedas coloridos. Essas e outras reflexões sobre o que estamos vivendo com a pandemia da covid-19 são tema o episódio.

Para guiar o raciocínio e trazer alívios e alertas sobre os tempos atuais, Monique recorre a autores como o brasileiro Ailton Krenak, de "Ideias para adiar o fim do mundo", e o sul-coreano Byung-Chul Han, de a "Sociedade do Cansaço".

Para iniciar as provocações sobre o tema, Monique lê um trecho do livro de "Ideias para adiar o fim do mundo" (ouça a partir de 3:58). "Por que nos causa desconforto a sensação de estar caindo? A gente não fez outra coisa nos últimos tempos senão despencar. Cair, cair, cair [...] por que estamos grilados agora com a queda? Vamos aproveitar toda a nossa capacidade crítica e criativa para construir paraquedas coloridos, vamos pensar no espaço não como um lugar confinado, mas como os cosmos onde a gente pode despencar em paraquedas coloridos", citou ela.

No entanto, Monique fez questão de trazer o contraponto sobre o cenário da pandemia e como ele chega às periferias. "Claro que a gente sabe que, mesmo com paraquedas coloridos ou não, tanto faz, tem grupos que não vão conseguir se salvar dessa. A gente sabe como as periferias do Brasil passam por dificuldades, já passavam independente da pandemia do coronavirus, e agora acentuou tudo [...] e a gente já tá vendo esse caos acontecer", lamentou ela.

Sobre a ideia da produtividade constante, Monique se apoiou nas reflexões do livro "Sociedade do Cansaço", que considera a melhor obra para entender o cenário (ouça a partir de 5:24). "O autor menciona duas sociedades. Uma sociedade que é a sociedade do controle ou da disciplina [...] e a sociedade do cansaço ou do desempenho, que é a sociedade em que estamos agora", explicou ela.

Monique relacionou as consequências de estarmos em um mundo que nos exige cada vez mais (ouça a partir de 9:16). "De um lado, a gente tinha uma sociedade do controle que gera loucos e delinquentes, segundo o autor; [de outro lado] a sociedade do cansaço, que produz depressivos e fracassados", afirma.

E questionou: "Por que essa sociedade atual está produzindo depressivos e fracassados? É o excesso de positividade". "Na sociedade do controle, a gente tinha um excesso de negatividade, agora, a gente têm um excesso de positividade. Ou seja, o excesso de 'podemos fazer tudo', e que vem nos levando até aqui e até diversas doenças psicológicas [...] isso faz com que a gente fique numa corrida para mostrar resultados o tempo todo, bater metas, dizer para nós mesmos que o impossível é só uma questão de opinião. O impossível não existe [...] É isso que a gente tá passando, é por isso, também, que a gente não consegue ter atenção em tantas iniciativas que estão acontecendo durante o isolamento social e a quarentena", prosseguiu.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.