PUBLICIDADE

Topo

Podcast

Fora da Curva

Monique Evelle aborda com convidados temas como empreendedorismo, inovação, cultura e diversidade.


Fora da Curva #5: Favelado pode viajar para Europa?

Do TAB

05/03/2020 04h00

No quinto episódio do podcast "Fora da Curva", no ar nesta quinta-feira (5), a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista a modelo e produtora Jessica Lopes, que planejou durante 1 ano sua primeira viagem à Europa e passou a produzir conteúdo para inspirar a periferia a tirar do papel o sonho de conhecer outros países.

O que a motivou a compartilhar dicas foi a ausência de criadores de conteúdo negros falando sobre o tema. "A gente tem influencers negros, youtubers negros, mas de viagem, não. Ia procurar conteúdo, todo blogueiro de viagem era branco e patrocinado por alguma marca. Eu fui com meu dinheiro mesmo" (ouça acima a partir de 33:35).

Nascida e criada na periferia da Zona Leste de São Paulo, Jessica dá dicas de como conseguiu economizar os trocados e falou sobre a experiência em outros países quanto à questão racial.

"A gente é do Brasil, fica muito ligado, mas a repressão policial é completamente outra. Lá na Europa é tudo multa, você está bebendo na rua, uma multa. Lá, a polícia não vai te colocar no camburão e vai te levar para dar uma volta e você não sabe se vai voltar. Lá é outro tipo de procedimento, Ele não vai te chamar de ladinho porque você é negro", conta (ouça acima a partir de 32:47).

Se a viagem foi um privilégio? "Foi merecimento. O privilégio na minha interpretação vem quando eu sou privilegiada, quando trabalho num lugar onde me pagam mais de R$ 6 mil, e não é meu caso" (ouça a partir de 20:51).

Jessica Lopes tem 28 anos e é formanda em Gestão Ambiental. Atua em diversas frentes multimídias como estrategista cultural, produtora, comunicadora e modelo. Utiliza as suas experiencias e insights profissionais para criar novas linguagens criativas, potentes e transformadoras.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

Fora da Curva