PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #7: o que empreendedores podem aprender com atletas?

Mais Fora da Curva
1 | 23

Do TAB

19/03/2020 04h04

No sétimo episódio do podcast "Fora da Curva", publicado nesta quinta-feira (19), a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista o atleta da Confederação Brasileira de Ginástica artística, Angelo Roberto Dias de Assumpção, medalhista de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística, em 2015.

Assumpção fala sobre seu primeiro contato com o esporte e a descoberta do talento (no arquivo acima a partir de 1:42) e conta que, na infância, pulava capôs de carros e se equilibrava pelos muros, mesmo com as recomendações de cuidado de sua mãe.

"Eu subia e escalava portão: fui para um campo de futebol perto de casa e comecei a dar as minhas primeiras estrelas, parada de mão com um amigo que fazia capoeira", lembrou ele, que nasceu e reside com a família em Burgo Paulista, zona leste de São Paulo, e que foi incentivado pelo tio que mora no mesmo quintal a participar de um teste no Centro Olímpico.

Ainda sobre sua trajetória, ele explicou que, com o fim da ginástica artística no Centro Olímpico, teve que fazer testes em outros três clubes para continuar treinando. Aprovado em todos, a decisão partiu de sua mãe, que sonhou que o filho teria que escolher o clube que tinha um elevador. O único que contava com o equipamento era o Esporte Clube Pinheiros, no qual Assumpcão treina até hoje.

Entra em pauta a discussão sobre a determinação para atravessar a cidade em busca do sonho e a dificuldade, além de geográfica, também financeira pela falta de investimentos no esporte no Brasil. A pedido de Monique, Angelo traz três características que atletas têm e que empreendedores podem desenvolver também (ouça a partir de 4:51).

"O primeiro ponto é você acreditar no seu sonho e ter uma meta [...] como é uma coisa muito grandiosa e que se vai fazer por muito tempo, é preciso saber mesmo que realmente aquilo combina com você, que realmente você tem talento e quer fazer. A segunda coisa é ter resiliência e saber dosar que nem sempre as coisas vão acontecer como a gente quer, mas que a gente tem que estar preparado para aquela coisa. Eu não sabia que poderia ganhar uma medalha na Copa do Mundo substituindo um outro atleta, mas se eu não estivesse preparado, isso não aconteceria", afirmou o atleta, que ressaltou a dificuldade de transformar alguns pensamentos negativos e a importância da terapia nesse processo.

Angelo Roberto Dias de Assumpcão também foi seis vezes campeão brasileiro, três vezes campeão sul-americano pela seleção brasileira e bronze no Campeonato Internacional Júnior, realizado em Yokohama, no Japão, em 2013.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.