Topo

Fora da Curva #3: Como universidades podem garantir inovação no futuro?

Do TAB

13/02/2020 04h01

No terceiro episódio do podcast "Fora da Curva", publicado nesta quinta-feira (13), a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle entrevista Douglas Murilo Siqueira, coordenador do curso de Administração da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Na conversa, eles falaram sobre ensino superior, autoconhecimento, propósito, colaboração, diversidade, empreendedorismo, trabalho em equipe e gestão, entre outros temas.

Monique começou a conversa questionando como é preciso pensar sobre ensino superior hoje para garantir um espaço de inovação para os estudantes do século 21. Nas palavras de Siqueira (no arquivo acima a partir de 2:40), "o ensino superior precisa se reinventar. A visão tem de ser mais focada no aluno e mais prática, lidando com metodologias mais ativas". Ele sugere, por exemplo, um ensino baseado em projetos e problemas, para que os alunos cheguem a soluções.

Durante o bate-papo, Siqueira contou como isso é feito no curso de administração que ele coordena (a partir de 10:10). "Trabalhamos as competências socioemocionais, que é uma disciplina específica do 1º ao 7º período. Também focamos em projetos para os alunos trabalharem em grupo e olharem a cidade de São Paulo como um grande laboratório, onde podem causar impacto. Não só resultados numéricos, mas também resultados positivos para a comunidade e sociedade onde estão inseridos."

Graduado em processamento de dados e em administração de empresas, Siqueira é pós-graduado em sócio-psicologia, mestre em administração na linha de gestão de pessoas, doutor em administração na linha de estratégia e tem MBA em gestão empresarial.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.