PUBLICIDADE

Topo

Fora da Curva #14: Os bastidores da reportagem sobre Covid-19 no Emílio Ribas

Mais Fora da Curva
1 | 23

14/05/2020 04h00

No episódio 14 do podcast "Fora da Curva", a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle traz uma entrevista com as jornalistas Olívia Fraga, editora-chefe do TAB, e Letícia Naísa, redatora da editoria e responsável pela produção da reportagem "A Covid-19 e os sentidos", especial publicado em 4 de maio.

O bate-papo trouxe as impressões da repórter, que passou dois dias dentro da UTI do hospital Emílio Ribas, acompanhando as angústias, medos e preocupações de familiares e profissionais de saúde que estão no front da pandemia.

Olívia Fraga explicou a edição visual da matéria e a nítida percepção de esgotamento dos profissionais de saúde que a chocaram (ouça a partir 7:35):

"Fica muito claro nos olhos dos médicos, dos enfermeiros, o nível de estafa que aquilo está provocando, e o fato de que não existe uma resposta fácil, não tem uma resposta imediata para o problema", comentou a editora-chefe. Fraga também falou das escolhas editoriais e os objetivos da equipe, durante a realização da reportagem. "É um desafio para a gente fazer a costura desse material, de modo que a gente não trate isso com leviandade. No caso dessa reportagem em específico, a nossa vontade [...] era mostrar o ponto de vista dos profissionais [...] o ponto de vista do enfermeiro, do médico, [...] com essa reportagem no Emílio Ribas a gente teve a oportunidade de ver como é essa onda batendo dentro do nosso sistema de saúde (a partir de 8:13).

Para Letícia Naísa, que enfrentou o medo de sair de casa e o temor de não encontrar os mesmos pacientes no segundo dia, um dos choques em campo foi ver muitas pessoas fora da idade de risco ocupando leitos na UTI do hospital (ouça a partir de 16:41).

"Foi uma coisa que me impressionou muito na UTI. Ver que tinha muitos pacientes com 35 anos, 42 anos, 53 anos. Tinha gente de todas as idades na UTI [...] Uma médica me disse — eu não sei se você, por ser jovem, vai ter uma reação à doença mais branda do que a minha, que tenho 60 anos. A gente não sabe, porque a gente não sabe como esse vírus se comporta", revelou Naísa.

A reportagem foi ancorada pelo trabalho da equipe da MOV, produtora de vídeos do UOL, que acompanhou a repórter Letícia Naísa nos dois dias de reportagem e produziu um vídeo, publicado junto ao especial.

"Fora da Curva" vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter". No início de 2019, criou o podcast "Intuições Promissoras", que ganha continuidade com o programa "Fora da Curva".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.