Topo

Cientistas criam lente de contato que dá zoom e tem foco automático

iStock
Imagem: iStock

Do TAB

Em São Paulo

30/07/2019 13h20

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego criaram lentes de contato com foco automático e capazes de dar zoom. Tudo controlado pelo movimento dos olhos ou por piscadas.

Em um artigo científico, os pesquisadores detalham o funcionamento da tecnologia. Ela utiliza uma série de camadas de filmes de polímeros que mudam sua estrutura quando recebem corrente elétrica.

Os olhos emitem pequenos sinais elétricos gerados pelo seu repouso ou movimentação. Há um campo em torno dos tecidos oculares, com uma potência diferente entre a frente e a parte de trás dos olhos. Este fenômeno é chamado de eletro-oculografia.

Ao colocar eletrodos na pele dos olhos, essa diferença pode ser mensurada de acordo com os movimentos e, consequentemente, traduzidos para as lentes de contato, que respondem de acordo.

As camadas de filmes de polímero contraem ou expandem de acordo com o sinal elétrico que recebem, permitindo que a lente mude o ponto focal da luz que entra e, com isso, ajuste o foco de visão.

Desta forma, ao olhar para baixo, a lente pode saber que você está lendo e ajustar o foco para perto, por exemplo. E, ao olhar para frente, reajustar para longe. É possível também usar comandos como piscadas para dar mais ou menos zoom.

A tecnologia é semelhante à usada por Stephen Hawking e pessoas com movimentos corporais limitados, que conseguem se comunicar movendo alguns músculos - que emitem sinais elétricos e são interpretados pelos computadores.

O protótipo, por enquanto, funciona apenas em um equipamento especial com uma série de componentes que precisarão ser miniaturizados para que um ser humano possa usar.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.