Topo

"Inovar é dar oportunidade para os negros", diz ginasta Ângelo de Assumpção

O ginasta brasileiro Ângelo Roberto Dias de Assumpção - Esporte Clube Pinheiros/Divulgação
O ginasta brasileiro Ângelo Roberto Dias de Assumpção Imagem: Esporte Clube Pinheiros/Divulgação

Do TAB

21/03/2020 04h00

No sétimo episódio do podcast "Fora da Curva", Monique Evelle entrevista o ginasta Ângelo Roberto Dias de Assumpção. Um dos temas da conversa foi como a ex-ginasta Daiane dos Santos serviu de inspiração para ele e o ajudou pessoalmente, em uma situação de tensão, quando Ângelo sofreu um assalto perdeu diversos pertences (ouça a partir de 11:07).

"Eu acho que se eu não tivesse essa visão da Daiane estar dentro da minha modalidade talvez eu nem escolheria ou talvez nem acharia que aquilo seria possível. [...] É importante a gente ver negros nos lugares de liderança. A gente acaba se inspirando e vendo que realmente aquilo é para a gente", comentou Assumpcão, que foi medalha de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística em 2015.

Monique traz à pauta o tema da inovação, muito discutido atualmente. Ângelo comenta (a partir de 32:40): "Inovar é dar oportunidades, para mim isso é o principal. Eu fui um cara que fui exceção, mas eu não quero que isso aconteça mais. Quero que todos os atletas ou qualquer função que a gente tenha na vida [...] que seja um direito de escolha, não você ir por um caminho que a sociedade deu, e sim conquistar o que você realmente quer conquistar", comentou o atleta, que nasceu e mora na zona leste de São Paulo, no bairro Burgo Paulista, e passou por dificuldades financeiras para manter os treinos.

O atleta deixa alguns conselhos para quem está começando a empreender ou está pensando em ser atleta: "Sempre falo para todas as pessoas que querem ingressar em qualquer área que seja [...]: é você acreditar no seu sonho primeiramente. Saber mesmo onde você quer chegar e tentar isolar isso dos outros, não tenta ir por emoção de terceiros. Saber mesmo o que realmente te faz feliz e procurar sua felicidade e trabalhar muito. Porque não tem como você vencer sem muito esforço. Para a gente que é da área periférica e é negro, o trabalho é o que minha mãe sempre diz, é o triplo. A gente precisa vencer muito mais barreiras", afirmou ele.

Ângelo Roberto Dias de Assumpcão treina ginástica artística desde os sete anos. O atleta foi seis vezes campeão brasileiro, três vezes campeão no sul-americano em 2012 pela seleção brasileira e foi bronze no Campeonato Internacional Júnior, em Yokohama, no Japão, em 2013.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.