Topo

Em um mundo desmaterializado e online, o consumo será para poucos

O antropólogo Michel Alcoforado - Divulgação
O antropólogo Michel Alcoforado Imagem: Divulgação

Do TAB

25/04/2020 04h00

No episódio 11 do podcast "Fora da Curva", Monique Evelle entrevista o antropólogo Michel Alcoforado. O bate-papo trouxe perspectivas do pós-pandemia e também analisou situações que estão acontecendo agora.

Um dos temas foi a descontextualização do mundo, que vive agora um momento de trabalho home office para algumas pessoas e de uma digitalização muito mais ampla. Evelle questionou Alcoforado ses após esse períodos as pessoas não começarão a dar mais valor às relações humanas (ouça abaixo partir de 15:22).

"Tudo que não for desmaterializado não sobreviverá, Inclusive os afetos. A gente vai ter que ficar muito tempo dizendo que ama os outros por essas telas. Não vai dar para fazer isso de maneira clara e real", comentou.

Alcoforado, especialista em Antropologia do Consumo pela University of British Columbia, também trouxe projeções sobre os hábitos e possibilidades de consumo no pós-pandemia, e afirma que será algo para poucos, principalmente por essa transição abrupta para um cenário totalmente digital.

"O que a gente não pode esquecer [...] é a massa cada vez maior de pessoas que não vão poder consumir nada [...] Essa vida desmaterializada dá uma ideia para gente de que ela é fluida e de que todo mundo pode entrar, mas a gente esquece que para poder fazer parte da internet ou de qualquer plataforma dessas [...] você precisa ter dinheiro para comprar um computador bom, uma internet boa em casa [...] Esse mundo vai ficar cada vez mais para poucos [...] eu acho que a gente vai consumir menos porque não vai poder, mas vai ter muita gente que não vai poder consumir nada e tem pouca gente olhando para eles", comentou o antropólogo (ouça a partir de 17:44).

Michel Alcoforado é colunista no TAB e na revista Consumidor Moderno, trabalhou no Canadá prestando consultorias para agências especializadas em pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e tendências de consumo. No Brasil, fez pesquisas sobre comportamento de consumidor on e offline, especializou-se em planejamento estratégico de comunicação e trabalhou como estrategista para grandes marcas. É também sócio-diretor da Consumoteca, boutique especializada no consumidor brasileiro.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" como "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.