Topo

A 'princesa': onde anda Ana Paula Valadão, da banda gospel Diante do Trono

A pastora e cantora Ana Paula Valadão, líder da banda Diante do Trono e da Before The Throne Church, em Boca Raton, ao norte de Miami (EUA) - Reprodução/Facebook
A pastora e cantora Ana Paula Valadão, líder da banda Diante do Trono e da Before The Throne Church, em Boca Raton, ao norte de Miami (EUA)
Imagem: Reprodução/Facebook
Juliana Sayuri e Leandro Aguiar

Do TAB, em Miami (EUA) e Belo Horizonte

24/03/2023 04h01

"Vamos para Israel juntos?", postou a cantora evangélica e pastora Ana Paula Valadão, 46, para seus 3,3 milhões de seguidores no Instagram em 12 de fevereiro. Era um convite para uma caravana de "14 dias de muitas bênçãos", "all inclusive", por até US$ 6.922 (cerca de R$ 38,4 mil, na conversão divulgada no seu site oficial).

Desde 2018 radicada com a família em Miami, na Flórida (EUA), é no Instagram que ela informa as novidades de sua carreira e de sua igreja. Ana Paula é a primogênita de Márcio Valadão, 75, o pastor que liderou a Igreja Batista da Lagoinha por 50 anos, até o fim de 2022, sendo sucedido por seu único filho homem, André, 44.

Nos bastidores da sucessão, diz-se que ela não foi considerada — e que tampouco estaria interessada no cargo. Curiosamente, porém, foi graças a ela que a Lagoinha, uma pequena igreja de Belo Horizonte, se tornou um fenômeno global.

Apelidada pelo pai de "Cinda", referência à princesa Cinderela, Ana Paula fundou a Diante do Trono, em 1998, que se tornou uma das maiores bandas de música gospel do mundo, com mais de 50 CDs lançados (entre eles, álbuns pela Som Livre) e mais de 15 milhões de discos vendidos.

Nos anos 2000, a banda levou multidões de fãs a arenas como o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Também passou a frequentar o horário nobre da TV Globo, com participações nos programas "Domingão do Faustão" e "Caldeirão do Huck". Em 2012, foi indicada ao Grammy Latino com o álbum "Sol da Justiça".

A pastora e cantora Ana Paula Valadão, da banda Diante do Trono - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Foi nessa época que os integrantes da família Valadão se tornaram celebridades — e empresários. André abriu uma linha de empréstimo para aposentados e pensionistas com o cartão de crédito batizado de "Fé" (que não existe mais). Ana Paula lançou bijuterias banhadas a ouro na Avon, com pingentes de estrela de Davi e brincos: "Profetizando as gotas de água e o derramar do Espírito Santo sobre o sertão", dizia a propaganda de um deles. A linha, porém, não prosperou e foi fechada.

O sucesso da Diante do Trono catapultou o clã Valadão e a Lagoinha, que se expandiu para 13 países além do Brasil. A fama também atraiu outros olhares para a família. Certa vez, Márcio conta na série documental "Márcio: é como termina que se conta", lançada pela Lagoinha Global no YouTube, ele estava sentado no trono (do banheiro) e, mexendo no smartphone, deparou-se com o site Fuxico Gospel. Quem estava na homepage?, ele pergunta, e imediatamente responde: "Eu".

'Isaías 62'

Ana Paula e André, dizem as más-línguas, não se dão especialmente bem. Ele se instalou em Orlando, onde abriu uma unidade da Lagoinha em 2017. Ela se mudou com a família (o marido, o também pastor Gustavo Bessa, 48, e os dois filhos, Isaque e Benjamin) no ano seguinte para Boca Raton, a cerca de 380 km de Orlando, mas iniciou uma igreja independente, a Before The Throne ("diante do trono", em tradução livre). Em dado momento, Gustavo foi inclusive considerado como possível sucessor de Márcio.

A pastora e cantora Ana Paula Valadão, da banda Diante do Trono - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Fontes ouvidas pelo TAB dizem que Ana Paula queria se afastar um pouco da fama que fez no Brasil — ela era o rosto mais conhecido do clã, alvo de diversos fuxicos. Um dos interlocutores diz que não pegou bem entre fiéis, por exemplo, quando a pastora profetizou a vitória de Marina Silva (Rede) nas eleições presidenciais de 2014, que foram vencidas por Dilma Rousseff (PT).

Ao lado de outras líderes e cantoras cristãs, Ana Paula encontrou Dilma em julho de 2013, em Brasília. "A presidenta me disse: 'Ana, você precisa cantar, precisa abençoar o Planalto'. Então eu disse a ela: vou cantar de pé para honrar ao meu Senhor. E ela: 'Por favor'", relatou a pastora, no site oficial da Diante do Trono. Na ocasião, Ana Paula citou 2 Crônicas 7.14: "Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". Dilma, segundo ela, repetiu três vezes sozinha: "Sararei a sua terra".

Dilma foi alvo de impeachment em agosto de 2016. Cerca de cinco meses antes, no Congresso Diante do Trono, Ana Paula fez uma declaração que lhe custaria outro quinhão: "Tá aí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte [...]. Não é o ideal de Deus". O vídeo viralizou no Twitter em setembro de 2020.

Depois, em abril de 2021, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil contra ela. Responsabilizar homens gays pela Aids, diz o documento, "reforça o tom hostil e preconceituoso da fala, desrespeitando direitos fundamentais decorrentes da dignidade" e indica "inegável ocorrência de discurso de ódio".

Assim como outros integrantes do clã Valadão, Ana Paula apoiou Bolsonaro na disputa de 2022 ("Vote 22", escreveu na legenda de um reel, atribuindo o pedido a Deus, pátria, família e liberdade). No segundo turno, na igreja em Miami, onde se estendeu uma bandeira brasileira, disse "orar pelo Brasil qualquer que seja o resultado das eleições" e pediu perdão pelos conterrâneos que não reconhecem "o Senhor".

No dia 1º de novembro, após a vitória de Lula (PT), postou uma conversa no Instagram. "Ana, como fica o cumprimento das promessas de Deus diante de um cenário desses?!", perguntou um seguidor. "O 'até que' de Isaías 62 que cantamos ainda não chegou, né?", respondeu, referindo-se a um trecho da Bíblia adaptado à realidade brasileira: "Por amor de Sião (de ti, oh Brasil) não me calarei até que a sua justiça se levante como uma tocha acesa", dizia a legenda de uma de suas fotos.

Desde então, postou menos sobre política — e mais sobre o lançamento do novo álbum da Diante do Trono, "Sim e Amém".

*Procurada pelo TAB, Ana Paula Valadão recusou o pedido de entrevista.