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Saúde de Lula intensifica disputa entre Janja e comunicação do governo

A saúde de Lula intensificou a disputa entre a primeira-dama Janja e a Secom (Secretaria de Comunicação) pelo controle da comunicação do governo, principalmente no que se refere à imagem do presidente.

As notícias sobre o estado de saúde de Lula estão sendo repassadas à imprensa pelo médico do presidente, Roberto Kalil, sem a participação da Secom.

Paulo Pimenta, ministro da pasta, disse ao UOL que a decisão foi tomada pela pasta e por Lula.

"É um entendimento nosso, e também do presidente, de que quem deve falar sobre as decisões que envolvem saúde é a equipe médica", disse Pimenta.

O ministro disse que na Secom "não tem ninguém autorizado a produzir nota ou conteúdo", pois a comunicação será feita por Kalil e pela assessoria de imprensa do hospital Sírio-Libanês.

Tensão entre assessores

O UOL apurou que esse procedimento, sem o envolvimento da Secom, atende a um desejo de Janja.

A primeira-dama quer decidir quais informações serão passadas aos jornalistas e em quais condições isso irá ocorrer.

Janja e assessoras próximas travam uma disputa com a Secom pelo controle da comunicação do governo - principalmente da imagem de Lula.

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Os principais personagens dessa disputa são, além de Janja e Pimenta, José Chrispiniano, assessor de imprensa de Lula há mais de uma década; Ricardo Stuckert, fotógrafo que acompanha o presidente desde o primeiro mandato; e Brunna Rosa, ligada a Janja, secretária de Estratégia e Redes do governo.

Brunna Rosa é apontada no governo como o braço direito da primeira-dama na comunicação, respondendo diretamente a ela, e não ao ministro.

Brunna Rosa e Paulo Pimenta negaram ao UOL que isso seja verdade.

"Despacho diariamente com Pimenta e encontro a primeira-dama pontualmente, quando há demanda", disse Rosa.

Nos bastidores, pessoas próximas à primeira-dama dizem que são Chrispiniano e Stuckert quem se reportam diretamente a Lula, à revelia da Secom.

Pimenta explicou ao UOL que, pela natureza do trabalho de ambos (são assessores diretos de Lula), nem tudo que os dois fazem precisa ser reportado à pasta.

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Além do dia a dia com o presidente, Chrispiniano responde pela Secretaria de Imprensa do governo; Stuckert é o titular da Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual.

Ao UOL, Chrispiniano disse que "não reconhece a disputa" na comunicação e despacha com Pimenta sempre que solicitado.

Stuckert não respondeu ao pedido de entrevista.

'Lenda urbana'

A disputa de poder entre Janja, a equipe ligada a ela e assessores de Lula é apontada por integrantes do governo como um dos estopins para a crise na área — que poderia levar ao afastamento de Pimenta do comando da pasta.

Pimenta disse ao UOL que "despachou diretamente com o presidente na segunda-feira" e não recebeu "qualquer orientação de que essa dinâmica devesse ser alterada".

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"Mas a qualquer momento o presidente pode mudar a equipe dele", afirmou.

Em recente encontro do PT em Brasília, Lula reclamou da comunicação do governo, por vídeo - ele estava em São Paulo, em festa do grupo de advogados Prerrogativas, que homenageou Janja.

A reportagem apurou que a percepção entre petistas é de que Pimenta deverá ser punido por erros que não são dele.

Janja é apontada em Brasília como a eminência parda da comunicação digital do governo, com intenção de ampliar o controle para outras áreas - aquelas controladas por Chrispiniano e Stuckert.

"Isso [que Janja manda na comunicação] é lenda urbana", disse Pimenta. "Respondo tanto pelas virtudes quanto pelas limitações do trabalho na Secom".

Afirmou que existe uma "complementação" entre a equipe de Janja e a equipe de Brunna Rosa, sem influência na pasta.

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"Nunca recebi um telefonema ou orientação da Janja sobre campanhas do governo. Nunca existiu esse tipo de interferência."

Janja trava uma disputa silenciosa com Ricardo Stuckert pelo controle das redes pessoais de Lula no TikTok, no YouTube e no Instagram.

É de conhecimento geral em Brasília que Janja e Stuckert têm relação protocolar.

As redes pessoais de texto — Twitter, Threads e Bluesky — são de responsabilidade de José Chrispiniano.

'Pessoa de rede social'

Entre aliados, Janja tem reputação de entender de estratégias de comunicação.

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Ela é formada em ciências sociais e atuou na área de comunicação da Eletrobras no período em que trabalhou ali (de 2012 a 2016), cedida pela hidrelétrica de Itaipu.

Em entrevista ao podcast "Janja" — disponível no YouTube de UOL Prime, no Spotify e em todas as plataformas de podcast —, —, Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, disse que "Janja é uma pessoa de rede social, de engajamento, de tino de comunicação".

"É um tino que nós não temos", afirmou, diante de sua equipe de assessoria de imprensa.

Maria Helena Guarezi, secretária-executiva do Ministério das Mulheres e amiga de Janja, disse que "aprende muito" com ela sobre comunicação.

"Ela tem facilidade, visão ampla de comunicação. Pega rápido", afirmou.

Nísia Trindade, ministra da Saúde, também elogiou Janja em entrevista ao podcast. Disse que a primeira-dama "é muito antenada com as redes sociais" e, quando vê algo que chama a atenção dela, "me liga e pergunta" sobre o assunto.

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Janja foi condecorada pelo governo com a medalha de mérito Oswaldo Cruz na categoria ouro, concedido a quem se destaca em ações na saúde.

Segundo o ministério comandado por Trindade, a ação de Janja foi a mobilização pela vacina infantil nas redes sociais.

Emídio de Souza, deputado estadual (PT-SP) e ex-tesoureiro do partido, disse ao podcast que a vê como "muito interessada na comunicação do governo, na forma como o governo se comunica".

"Ela cuida muito, ela observa as redes sociais, ela tem opinião sobre a campanha que vai ao ar, a campanha que está em desenvolvimento", afirmou.

Podcast 'Janja'

Você pode ouvir os três primeiros episódios do podcast sobre Janja nos links abaixo.

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