Topo

Empresa brasileira está vendendo método Cambridge Analytica para políticos

IDEIA Big Data
Imagem: IDEIA Big Data

Do TAB

Em São Paulo

14/08/2019 18h55

Inspirada nos métodos usados pela Cambridge Analytica nas eleições de 2016 nos Estados Unidos, a empresa IDEIA Big Data está vendendo os mesmos métodos para políticos brasileiros.

Uma apresentação divulgada pelo site Quartz mostra as semelhanças entre o método OCEAN, da IDEIA, com o modelo da Cambridge Analytica. No documento, a IDEIA afirma que entre seus clientes estão diversos partidos brasileiros, como o PT, PSD, PTB, PSDB, Novo e MDB.

Procurado pelo portal, Maurício Moura, presidente da empresa, afirmou que a apresentação foi feita por um antigo funcionário. "Sentimos muito por esse erro, principalmente porque nossos valores são intrinsecamente opostos aos da empresa mencionada", escreveu ele. "Somos totalmente contra as práticas de 'vale tudo'. Nenhum erro em uma apresentação em power point mudará nossa ética, transparência e boas práticas."

As duas empresas, no entanto, usam uma metodologia similar para determinar personalidades baseadas em atividades nas redes sociais. Ao Quartz, Moura afirmou que a IDEIA tem uma base de dados de 10 mil pessoas que consentiram em fazer testes de personalidade e ceder dados de redes sociais, principalmente do Facebook.

Recentemente, a empresa de Mark Zuckerberg fechou um acordo na justiça americana para criar um comitê independente de privacidade e pagar uma multa de US$ 5 bilhões para encerrar o caso do escândalo de dados da Cambridge Analytica.

No Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública instaurou dois processos contra o Facebook para averiguar uma possível falha na preservação da privacidade dos usuários brasileiros.

IDEIA Presentation by Olivia Goldhill on Scribd

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.