Topo

'Todos têm medo de estar sós e de encarar a si mesmos', diz antropóloga

A antropóloga do consumo Monique Lemos - Arquivo pessoal
A antropóloga do consumo Monique Lemos Imagem: Arquivo pessoal

Do TAB

23/05/2020 04h00

Lidar com afeto, solidão e companhia (ou a falta dela) é um duro desafio nesse momento de pandemia.

A antropóloga do consumo Monique Lemos, entrevistada do podcast "Fora da Curva", analisou dados sobre o uso de aplicativos de encontro. O tempo médio gasto nesses aplicativos saltou de 30 para 90 minutos (ouça abaixo a partir de 04:01).

"É muito engraçada essa busca aumentar agora, logo quando você não pode se encontrar com as pessoas. Então, porque que a gente corre para esses apps? [...] Acho que é muito um medo do estar só, o medo de não ter companhia, o medo de ter que lidar consigo também. [...] Por mais que a haja a valorização de movimentos como terapia, autoconhecimento [...] tem um medo, é um processo difícil, então tem gente que precisa do outro para passar por esse processo", explica ela.

A antropóloga lembrou que quem está usando esses aplicativos não necessariamente busca um encontro romântico. Pode ser uma tentativa de fuga para uma simples conversa casual, e isso tem impacto na autoestima das pessoas.

"Você se sente importante para trocar uma ideia, para receber tempo de uma pessoa. Mais do que qualquer outra coisa relativa a um desejo mais sexual", explica (a partir de 5:42).

Monique Lemos tem formação em cinema, sociologia, política e antropologia. Trabalha como produtora há oito anos e soma suas experiências à área de atuação. Lemos pesquisa e cria estratégias na URUBU.co.

"Fora da Curva" vai ao ar todas as quintas-feiras. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista "Forbes" uma "Under 30" (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo", idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Já realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa "Profissão Repórter".

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.