Topo

Produção evangélica mostra que religiões servem de centros culturais

Tiago Dias

Do TAB, em São Paulo

25/07/2019 04h00

A fé de uma pessoa pode alterar seus hábitos culturais? Os protestos contra a exposição Queermuseu em 2017, por suposta blasfêmia, e o lançamento constante de livros com temas religiosos indicam que sim.

Para o antropólogo Hélio Menezes, as religiões no Brasil servem de enormes centros culturais e têm determinado muitas vezes os hábitos culturais de seus devotos. Com o crescimento das designações pentecostais e não pentecostais no Brasil, o gospel passou a ser o 3° gênero mais ouvido no Brasil (atrás de sertanejo e MPB) e toda uma produção audiovisual começou a se desenvolver, como é o caso dos filmes "Os Dez Mandamentos" e "Nada a Perder", cinebiografia do Edir Macedo, dono da Igreja Universal.

Apesar disso, os católicos e os evangélicos - que correspondem a 64 e 22% dos brasileiros, respectivamente, segundo o último Censo -- estão na ponta mais frágil do acesso, com exceção de espetáculos circenses. Todas as outras atividades culturais são mais acessadas por espíritas, praticantes de religiões de matrizes afro e pessoas sem religião.

As informações são do levantamento sobre o comportamento cultural dos brasileiros feito pela consultoria J.Leiva com mais de 10 mil pessoas em 12 capitais de todas as regiões do país. Essa pesquisa é destaque da primeira edição da série TAB Explica, que estreou na segunda-feira (22) com o episódio A cultura segundo os brasileiros.

O consumo elevado dos praticantes de religiões de matriz africana pode ser explicado com o fomento de atividades culturais relacionadas a cultura afro-brasileira. "Obviamente essas atividades têm impulsionado o público dessas próprias religiões a frequentar os espaços que antes ficavam com menor interesse de participar dessas mesmas atividades", observa o antropólogo.

Veja outros dados:

Cinema

Evangélico Pentecostal 61%
Evangélica Não pentecostal 66%
Católica 59%
Espírita 74%
Afro-brasileiras 69%
Não tem 74%

Shows

Evangélico Pentecostal 34%
Evangélica Não Pentecostal 42%
Católica 46%
Espírita 58%
Afro-brasileiras 62%
Não tem 59%

Museu

Evangélica Pentecostal 22%,
Evangélica Não Pentecostal 29%
Católica 29%
Espírita 44%
Afro-brasileiras 46%
Não tem 44%

Teatro

Evangélica Pentecostal 23%
Evangélica Não Pentecostal 27%
Católica 29%
Espírita 50%
Afro-brasileiras 44%
Não tem 41%

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.

Como os brasileiros consomem cultura

UOL Tab