Topo

Selfies fazem você parecer inseguro e solitário, diz pesquisa

iStock
Imagem: iStock

Do TAB

Em São Paulo

21/08/2019 13h07

Se você é destes que adora utilizar a câmera frontal do celular para mostrar seu lindo rosto para o mundo, temos más notícias: selfies fazem você parecer menos legal, mais solitário e com baixa autoestima. É o que indica pesquisa liderada por estudiosos da Universidade do Estado de Washington.

Os pesquisadores utilizaram as contas de Instagram de 30 universitários, que foram analisadas por outros 100 estudantes. Quanto mais selfies, maiores as chances de os observadores classificarem aquela pessoa com problemas de autoestima.

Já pessoas que tiram "posies" - fotos posadas e fotografadas por terceiros - são vistas como mais abertas, sociáveis e com melhor autoestima. "Uma teoria é que, talvez, a 'posie' é vista como mais natural. Se nós conhecêssemos aquela pessoa na vida real, veríamos ela daquela forma. Já a selfie não é natural e é mais extravagante", comenta Chris Barry, um dos psicólogos líderes do estudo, à revista Fast Company.

Os resultados correspondem apenas à percepção que as pessoas têm uma das outras. A pesquisa tentou achar uma correlação entres os perfis psicológicos de quem posta mais selfies ou posies, mas não encontrou. "As pessoas postam por muitos motivos. Isso [os posts] não são necessariamente uma janela para conhecer a personalidade de alguém", diz Barry.

Curiosamente, no entanto, pessoas que assumiam ser mais neuróticas e com problemas psicológicos eram percebidas no Instagram como indivíduos mais saudáveis e positivos.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.