Topo

Instagram vira parque de diversões em 2019 com filtros para stories

Sasha Meneghel se diverte utilizando filtro do Instagram - Reprodução/Instagram
Sasha Meneghel se diverte utilizando filtro do Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Kaluan Bernardo

Do TAB

31/12/2019 04h01

Em 2019 o Instagram deu um passo a mais na dominação mundial das câmeras de celulares ao permitir que qualquer um pudesse criar seus filtros para os stories. A plataforma tornou-se um verdadeiro parque de diversões para artistas, que criaram desde filtros artísticos até os mais nonsense.

O TAB, que já ensinou como criar seus próprios filtros, relembra alguns dos que mais bombaram nesse ano. Dá uma olhada:

Cachorro caramelo

O filtro que coloca um cachorro caramelo em qualquer cenário fez tanto sucesso que deveríamos eleger o "Sasha dog" (nome original do filtro) como o grande mascote do ano. Rolou até uma petição com mais de cinco mil assinaturas pedindo para colocar o catiorro na nota de R$ 10

Apesar de ter feito sucesso principalmente no Brasil e na Malásia, o filtro foi criado por um italiano. O pessoal do Tilt até conversou com ele e descobriu que o cão é uma fêmea de cinco anos, mistura de pastor alemão e maremano.

https://www.instagram.com/p/B3dDlR1F94h/?utm_source=ig_web_copy_link

Filtros de jogos

Uma das coisas mais bacanas dessa nova onda de filtros foi descobrir que a câmera do celular não serve só para tirar selfies pagando de gatinho ou paisagens de viagem que você vai postar pelos próximos 15 anos. Também dá para usar seu belo rosto para participar de joguinhos bem divertidos.

Aqui no Brasil viralizaram filtros para jogar Flappy Bird e o game do dinossauro com o piscar de olhos, brincar de Stop, cantar músicas ou responder perguntas constrangedoras e se expor para todos sem nem precisar estar bêbado. Mas o melhor mesmo foi ver galãs pagando mico por não saberem brincar:

Filtros nonsense

Filtros que te colocam na cara de um feto, no bebê do Nevermind, no corpo de Rick Astley, em um touro e outras coisas, em rostos de jogadores de basquetes e muito mais. O resultado são muitas risadas e um povo pirando, como no vídeo abaixo:

Filtros de roleta

Se você sabe que em 2020 você precisa parar de ser trouxa, que se você aparecesse no programa Casos de Família seria por ser "viciado em seduzir" e que a sua frase do dia é "estou com fome" é porque você já brincou demais com os filtros de roleta no Instagram.

Filtros de personagens dançantes

Em 2019, pudemos ver, graças ao Instagram, Thanos dançando funk nos lugares mais estranhos; Naruto ensaiando alguns passinhos e até mesmo a volta do bebê dançante (um dos GIFs mais populares da internet nos anos 1990). O negócio foi tão longe que algumas pessoas já nem sabiam mais reconhecer quando um vídeo era real ou era filtro.

Simulação de tatuagem, piercing e cirurgia plástica

Será que aquele piercing no nariz ficaria bem em você? E como seria se seu filho chegasse em casa com o rosto todo tatuado? O Instagram permite fazer esses testes sem precisar de conhecimento em Photoshop. Na verdade, a brincadeira foi tão longe que algumas pessoas lançaram filtros de cirurgia plástica para afinar o nariz ou aumentar os lábios — mas esses foram banidos pelo Instagram que reconheceu que eles eram perigosos para autoestima das pessoas.