PUBLICIDADE
Topo

'Todos os acessos que garantem o mínimo de cidadania são tecnológicos'

Andreza Rocha, do AfrotechBR - Divulgação
Andreza Rocha, do AfrotechBR Imagem: Divulgação

Do TAB

29/08/2020 04h01

Cidadania, hoje, é acesso à internet. A pandemia de Covid-19 deixou isso bastante evidente, ao revelar quem podia trabalhar e estudar remotamente, em casa, e quem não consegue viver sem o trabalho presencial.

Para falar do assunto, Andreza Rocha, ativista pela inclusão de pessoas negras na tecnologia, participa do segundo episódio da terceira temporada do podcast "Fora da Curva", apresentado pela jornalista Monique Evelle.

Os oito episódios da nova temporada estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.

A internet deveria ser vista como um direito, acredita Evelle, que defende a ideia desde antes do novo coronavírus mudar a dinâmica em que vivemos. A apresentadora lembra que, nesse momento, até para receber o auxílio emergencial é preciso ter acesso à rede de internet e um smartphone que suporte o aplicativo da Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação do auxílio emergencial (ouça abaixo a partir de 06:26).

"A internet entra no centro de várias discussões, porque todos (...) os acessos a tudo que está relacionado ao mínimo de cidadania envolvem uma questão tecnológica. Antes da pandemia, a gente poderia fazer isso presencialmente, por exemplo", defendeu Andreza Rocha.

Evelle ponderou que grande parte dos brasileiros continuará de fora [da internet], se o país continuar nessa linha. Para a ativista, a inteligência coletiva pode ser uma saída para inserir pessoas que estão à margem. "É uma questão de organização nossa (...) não vai vir do poder público", comentou Andreza.

Sobre futuro e inclusão, Andreza foi otimista. "Acredito num mundo em que caibam todas as pessoas. Diferente fosse, eu não faria o que eu faço (...) A realidade que quero viver é uma realidade em que as pessoas se responsabilizem pelas suas próprias vidas, para que elas sejam protagonistas daquelas coisas que elas acreditam (...)" afirmou (a partir de 26:56).

Andreza Rocha é CEO e fundadora da AfrotechBR, comunidade voltada à inclusão de profissionais negros na área da tecnologia e é head de operações e diversidade da Brasil JS, que produz e publica conteúdos para as áreas de tecnologia e desenvolvimento web.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.