Topo

'Ganhava mais com faxina do que produzindo conteúdo', diz Verônica Oliveira

Veronica Oliveira, faxineira e dona do canal Faxina Boa - Evelson de Freitas/UOL
Veronica Oliveira, faxineira e dona do canal Faxina Boa Imagem: Evelson de Freitas/UOL

Giacomo Vicenzo

Colaboração para o TAB

26/09/2020 04h01

Verônica Oliveira é criadora do projeto "Faxina Boa", que produz conteúdo nas redes sociais voltado para diaristas, faxineiras e profissionais da área da limpeza. Ela encontrou na faxina a saída para uma crise financeira e foi a sexta entrevistada da terceira temporada do podcast "Fora da Curva", apresentado pela jornalista Monique Evelle.

Os oito episódios da nova temporada estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.

Contar histórias é uma habilidade perceptível em Verônica. Isso logo apareceu em suas redes sociais. Prestes a lançar um livro, ela lembrou no programa que boa parte da obra foi escrita "no chão do trem", na volta do trabalho. "Até então, apesar de as pessoas acharem que todo criador de conteúdo é rico, eu ganhava muito mais fazendo faxina do que produzindo conteúdo. Então, eu tinha medo também de abandonar uma renda garantida (...) Depois de quatro anos como produtora de conteúdo é que eu fui realmente conseguir ganhar o dinheiro que me permite sustentar os meus filhos e minha casa", afirmou (ouça abaixo a partir de 20:26).

No mundo das ostentações, o Instagram é uma vitrine do jardim das delícias da vida. Os influenciadores estão sempre bem emocionalmente e financeiramente, não existem dias nublados. Puxando para o mundo real, Monique lembrou que ter 1 milhão de seguidores não significa ter milhões na conta e perguntou a Oliveira sobre sua percepção sobre o "deslumbre" com os influenciadores (a partir de 21:09). Verônica foi direta: "Eu tinha certeza absoluta de que todo criador de conteúdo era rico. Até começar a fazer faxina para eles, aí eu vi que não era", comentou.

O tempo de confinamento em casa nos fez acompanhar muito mais os influenciadores. Com isso os cancelamentos também vieram a todo vapor. Para a apresentadora, esse momento também foi capaz de nos mostrar que precisamos de criadores de conteúdo genuínos naquilo que fazem e compartilham.

"Percebi que as pessoas (...) se cansaram de quem é muito perfeito (...) Eu tinha dúvida se eu precisava ser assim para as pessoas gostarem de mim na internet, mas eu tenho zero paciência de fingir coisas. Falo muito real tanto nas palestras, eventos, workshops e coisas que eu faço, porque não consigo não ser tão honesta e isso se reflete muito nas redes, na produção do meu conteúdo (...) E eu vejo o quanto isso me aproxima das pessoas que me seguem", comentou Verônica (a partir de 22:29).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.