Topo

Palanque voador: briga de Luciano Hang com o PT começou num helicóptero

Dubes Sônego

Colaboração para o TAB, de Brusque (SC)

02/04/2023 04h01

Ex-prefeito de Brusque eleito pelo PT em dois mandatos (de 2009-2012 e 2013-2016), Paulo Eccel é até hoje o principal rival político de Luciano Hang na cidade. O dono da Havan fez campanha pelo atual prefeito, Ari Vequi (MDB), que venceu o pleito de 2020 e é chamado por opositores do empresário na cidade de "o vice do Hang".

Eccel atribui a desavenças ocorridas entre os dois em 2013 a gênese do Hang ativista — que se transformaria no "Véio da Havan", símbolo da direita radical no Brasil.

Sentado numa confeitaria da cidade de 140 mil habitantes, o ex-prefeito petista conta que a disputa começou com Hang reclamando de um aumento do IPTU (o primeiro em cerca de 20 anos).

Depois, resolveu se colocar contra a construção de ciclovias na cidade, consideradas por ele prejudiciais aos seus negócios, por tirarem espaço dos automóveis.

O empresário ainda encabeçaria uma campanha contra a instalação de radares na cidade, com direito a carros de som gritando: "Radar é corrupção mais arrecadação, não é educação."

No lance mais midiático, Hang convidou empresários, jornalistas, vereadores e o próprio prefeito (que não aceitou o convite) para sobrevoar a cidade de helicóptero. Do alto, contou poucas bicicletas. Então telefonou para Eccel.

Paulo Eccel, ex-prefeito de Brusque (SC) - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
O ex-prefeito Paulo Eccel (PT): 'Hang pediu a cabeça do meu secretário de Transportes'
Imagem: Reprodução Instagram

"Ele pediu a cabeça do meu secretário de transportes", diz o ex-prefeito.

"Quando terminou de falar, agradeci as sugestões, mas disse que não o demitiria. Ele, então, aos gritos, disse que não estava sugerindo nada, que estava mandando. Aí falei: 'Olha, até aqui eu te escutei, agora tu vais me escutar'. E falei um monte. Depois, soube que ele estava no viva-voz e foi um constrangimento."

Hang confirma que "foi na briga com o Paulo que começou meu ativismo político contra a esquerda".