Só para assinantesAssine UOL

Como foi feita a reportagem sobre as obras emergenciais da gestão Nunes

A reportagem sobre obras emergenciais da Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo) tem como base documentos de processos administrativos que subsidiaram as 307 contratações realizadas pela secretaria nos últimos três anos.

A realização do levantamento se dividiu em três etapas:

  • Na primeira, a reportagem buscou em sistemas públicos de consulta a contratos e a processos administrativos da prefeitura dados relativos a todos os contratos emergenciais assinados pela Siurb nos últimos três anos. Parte dos processos não estavam disponíveis e foram obtidos por meio do uso da Lei de Acesso à Informação (LAI).
  • Na segunda etapa, foram separados os dados dos ofícios de resposta de cada construtora ao convite feito pela prefeitura para que realizasse a obra concedendo um desconto no preço final. Os dados dessas respostas foram tabulados em uma planilha e comparados entre si. Foi neste momento que detectou-se a ocorrência de um comportamento padrão de não concorrência por parte do grupo de construtoras convidadas pela prefeitura a apresentarem preço para realizarem as obras emergenciais.
  • Com o uso da ferramenta Pinpoint, do Google, os repórteres aprofundaram a análise dos dados. Os documentos foram disponibilizados para consulta pública.
  • Na terceira etapa, repórteres foram a campo para colher detalhes sobre as obras e respectivos fornecedores. Dados de campo foram cruzados com informações obtidas em juntas comerciais, cartórios de imóveis, Tribunal de Justiça de São Paulo, tribunais de contas e em cadastros da própria administração municipal.